Como administrar a sua micro, pequena ou média empresa com mais eficiência?

Administrar uma empresa nunca é fácil. São muitos os detalhes que envolvem o gerenciamento de um negócio e, somente mantendo hábitos saudáveis é que a empresa engrena e vai para frente.

Administrar com excelência significa planejar suas ações, organizar as atividades, coordenar recursos, distribuindo os valores necessários com cautela e sem excessos.

Além disso, administrar também significa o que você entrega ao seu cliente. Por isso, o empresário deve saber agradar e atender às necessidades, ganhando, consequentemente, os melhores resultados financeiros, e estando apto a concorrer com qualquer outra empresa do ramo.

Fique atento à gestão

Apesar de possuir uma estrutura mais enxuta do que as grandes empresas, uma empresa de pequeno porte também tem questões e departamentos importantes para serem cuidados.

Além disso, o empreendedor precisa ter planejamento. Somente com a devida análise e valorização dos números e metas para onde pretende se chegar, é possível criar um plano de ação estratégico.

Um negócio bem gerenciado, com processos e atividades bem definidos, ações devidamente acompanhadas, e com uma busca contínua por melhoria desenvolve melhor do que aquelas que não são coordenadas. Por isso, não hesite em investir em um bom sistema de gestão.

Crie um planejamento estratégico

Como já falamos anteriormente, ter um planejamento possibilita chegar a metas tangíveis e concretizá-las. Uma dica é analisar qual o faturamento que sua empresa pretende obter em um período. A partir daí, divida pelo prazo que quer concretizar (por exemplo para descobrir o valor de venda por dia).

O resultado é possível de ser obtido com a estrutura que a sua empresa tem hoje? O que você precisa fazer para conquistar? Aumentar o número de funcionários? Isto é possível agora? Se não, analise o que você pode fazer e aumente as suas metas gradativamente.

Esteja atualizado em relação ao mercado

Para administrar bem sua empresa, você precisa estar ciente de que não é apenas importante manter a ordem internamente, mas conhecer a concorrência, o mercado como um todo também é fundamental.

Você precisa saber quais são seus concorrentes, onde eles estão e detalhes sobre quais produtos ele oferece. Se você não oferece algo que supra o gargalo dele, não há sentido de estar no mercado. Outro ponto importante são os seus diferenciais: seu preço pode até ser mais alto, desde que seu produto ou serviço ofereça custo benefício melhor do que o do concorrente.

Também é imprescindível conhecer seu público alvo, saber seus hábitos de consumo, como captar novos clientes, e utilizar as ferramentas que têm para conquistar novos compradores.

Tenha controle sobre o desempenho e finanças

Um bom gestor precisa ter acesso a todas as informações e controle sobre seu negócio e colaboradores. Isto quer dizer que todo bom líder precisa saber ouvir e aproveitar as reuniões como forma de melhorar o desempenho de toda a empresa.

Conheça todos os números de sua empresa, seja das áreas de vendas, finanças, RH, estoque, clientes. Saiba quanto foi vendido, como estão as contas, quais metas estão sendo alcançadas e quais não estão. Isto vai ajudar a administração da empresa como um todo. Acompanhe sempre o fluxo de caixa e veja se seus preços estão de acordo com o volume de vendas. Com esses números sempre em ordem a empresa terá saúde financeira, estará sempre em dia com fornecedores e colaboradores e o sucesso é garan