Banner Dia do Panificador com mulher em sua panificadora

Dia do Panificador, história e como se tornar um

Hoje, 08 de Julho, é o Dia do Panificador! Profissional este que é responsável por produzir um dos alimentos mais universais e necessários ao homem: O Pão!

A panificação é uma atividade muito antiga iniciada por egípcios e judeus. Acredita-se que a utilização de pedras para moer grãos, torrando-os sobre pedras, misturando com água e cozinhando a mistura sobre brasas, produzindo um alimento precursor do pão foi há 10.000 anos antes de Cristo.

O desenrolar da história mostra os vários estágios de “valor” do pão. No Egito antigo, os padeiros fabricavam mais que um alimento; o pão tinha valor monetário. No Cristianismo o pão representa o corpo de Cristo.

O Brasil conheceu o pão apenas no século XIX, época que a atividade panificadora no Brasil se expandiu com os imigrantes italianos. Nas grandes cidades proliferaram as padarias, muito conhecidas na cidade de São Paulo, mais especificamente no bairro do Bexiga, onde ainda são fabricados pães típicos italianos.

Como surgiu o Dia do Panificador?

Conta-se a história que em 1333, em Portugal, houve uma fome terrível; nem os ricos foram poupados.

D. Isabel, uma rainha muito virtuosa, casada com o rei D. Diniz, empenhou suas joias e mandou vir trigo de lugares distantes para abastecer o celeiro real, mantendo, dessa forma, seu costume de distribuir pães aos pobres durante as crises. Sua caridade, porém era anônima; nem o rei sabia dessa atividade.

Num desses dias de distribuição, o rei apareceu, inesperadamente, e a rainha, temendo a censura do marido, escondeu os pães nas dobras do avental.

O rei percebeu o gesto e perguntou, surpreso:

Que tendes em vosso avental?

A rainha, erguendo o pensamento ao Senhor, disse em voz trêmula:

São rosas, senhor.

O rei replicou:

Rosas em janeiro? Deixai que eu as veja e aspire seu perfume.

Isabel abriu o avental e, no chão, para espanto geral, caíram rosas frescas, perfumadas, as mais belas até então vistas.

D. Diniz não se conteve e beijou as mãos da esposa, retirando-se enquanto os pobres gritavam: “Milagre, milagre!”.

Por essa razão, o Dia do Panificador (ou padeiro) é comemorado no mesmo dia.

Mas afinal, o que é ser um panificador?

O panificador ou popularmente chamado de padeiro é o profissional responsável por produzir pães (massa feita de farinha, em geral de trigo, ou outro cereal, que é amassada e assada no forno) salgados e doces, que podem ser recheados ou não, tortas, quiches, bolos, tortas doces, doces dos mais variados, entre outras guloseimas. A padaria é um estabelecimento comercial industrial de pequeno porte, que vende os produtos produzidos pelos padeiros.

O pão é um alimento base na vida do brasileiro, e atualmente, com o aumento da competitividade no setor, a maioria das padarias inova, produzindo pães de vários sabores e formatos, além de guloseimas cada vez mais requintadas. O profissional panificador geralmente trabalha de madrugada, para que os consumidores tenham, pela manhã, o pão fresquinho.

Quais características necessárias para ser panificador?

Para ser um bom padeiro é necessário ter “jeito” com massas, ou seja, é necessário ter o que os panificadores chamam de “mão boa” para massas. É necessário também se atualizar sempre por meio de cursos, oficinas e workshops.

Outras características interessantes são:

  • Gosto por culinária
  • Capacidade de organização
  • Capacidade de observação
  • Responsabilidade
  • Interesse em aprender novas receitas
  • Agilidade e disposição
  • Capacidade de ouvir críticas
  • Higiene
  • Visão estética

Qual a formação necessária para ser um panificador?

Não existe formação necessária para ser um panificador, embora cursos e especializações sejam muito importantes e muitas vezes indispensáveis na hora da contratação. Existem muitos cursos para se tornar um panificador, sejam eles de curta duração, à distância e até gratuitos.

Exemplos de matérias que fazem parte dos cursos são: Pães doces e salgados especiais, bolos, biscoitos, massas sovadas, folhadas, lanches e receitas lights. Grandes padarias costumam incentivar os funcionários a se especializarem e também fornecem treinamentos, para que os profissionais sejam mais qualificados e atualizados, assim produzindo as melhores receitas.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho nessa área é grande, e aumenta cada vez mais. Com o aumento da competitividade, a quantidade de padarias cresceu, além do desenvolvimento na qualidade do serviço, além do número de funcionários que cresceu muito.

Atualmente, sobram vagas nessa área e faltam profissionais qualificados para preenchê-las, por isso o profissional que se qualificar e investir em especializações é muito bem visto no mercado de trabalho. O pão é um alimento indispensável na vida do brasileiro, segundo pesquisas: quarenta milhões de consumidores entram nas padarias brasileiras todos os dias.

Como abrir meu negócio?

Caso você já seja um panificador e deseja abrir o próprio negócio, o SEBRAE de Minas Gerais fornece 7 dicas para abrir um negócio. Confira:

  • Busque o equilíbrio entre razão x emoção
  • Tenha conhecimento no ramo de atividade
  • Pesquise o local de instalação
  • Conheça a legislação
  • Conheça o mercado
  • Cuide das finanças
  • Identifique se possui perfil empreendedor

Enfatizamos também que, antes de abrir qualquer negócio, tenha um bom planejamento, procure se orientar em Órgãos competentes como o próprio SEBRAE e um bom Consultor de negócios que irá lhe auxiliar na melhor tomada de decisão. Ter um bom Contador e de confiança também é essencial. Profissional este que será responsável por cuidar da vida de sua empresa como: legislação, impostos, legalidade fiscal e demais assuntos burocráticos.

Por último e não menos importante, escolher um bom Sistema de Gestão faz toda a diferença! Este sistema será responsável por simplificar e manter em dias todo o controle da sua empresa desde administrativo até o estoque. Como sabemos que todo início de negócio é complicado pois são muitas decisões a se tomar como: reforma do local, fornecedores, quais produtos comprar, quantidade, dentre vários outros assuntos.

Este Sistema de Gestão lhe ajudará a manter tudo em ordem, reduzir custos, manter a qualidade com um processo enxuto e contribuir para o crescimento de forma que você, como proprietário, tenha tempo para tomar decisões importantes e abrir mão de infinitas planilhas com incerteza dos resultados.

Banner Siac Net MPE - Teste grátis por 7 dias