Gestão de riscos e perdas: como evitar que a sua empresa sofra prejuízos?

Independentemente de porte ou natureza econômica, toda empresa está sujeita a sofrer com riscos e perdas. É certo que arcar com reclamações de propriedade e responsabilidade geral pode resultar em perda desnecessária de tempo, despesas financeiras e extrema frustração. No entanto, para as micro, pequenas e médias empresas esses problemas podem resultar até mesmo na descontinuidade do negócio.

Lidar com roubo ou furto, chuvas e enchentes, problemas com água, energia ou descongelamento de produtos, incêndios, acidentes de trabalho com colaboradores, escorregamento e queda de clientes e sequestro e/ou perda de dados são extremamente nocivos não só por afetarem o bolso dos empreendedores, mas também por atingirem a reputação da empresa, que constitui-se como um dos ativos mais importantes quando se fala em valor de marca.

Empreender medidas inteligentes de prevenção de riscos e gerenciamento de perdas pode economizar quantidades substanciais de dinheiro para os proprietários de pequenas empresas, sem mencionar o tempo perdido e as dores de cabeça relacionadas às reclamações. Confira nossas dicas!

Previna-se contra furtos e roubos

Como empreendedor, um dos riscos mais comuns que sua empresa está sujeita é a perda de dinheiro ou bens, decorrente de roubo ou furto. Para evitar este tipo de problema, o primeiro passo é consultar os antecedentes criminais de seus colaboradores. Neste sentido, solicitar referenciais profissionais de seus funcionários para antigos empregadores também é uma medida eficaz.

O segundo passo é investir em dispositivos adequados para proteger e monitorar sua propriedade comercial. A medida contribui não só com a captura de algum bandido, mas serve também como um impedimento para ações de delinquentes.  

Lindando com a falta de abastecimento de água e energia

A falta de água e energia podem comprometer o funcionamento da sua empresa, reduzindo a produtividade a zero e ocasionando grandes perdas financeiras. Para algumas empresas, sobretudo as do setor alimentício, os dados podem ser ainda maiores, em decorrência do descongelamento de produtos.

Se a sua empresa possui condições de investir em fontes alternativas de abastecimento de água e energia, não tenha medo e arrisque-se. A medida pode demandar algum custo extra, porém, em situações de estresse, será de grande valia para proteger a sustentabilidade do seu negócio.

Evite incêndios

Os incêndios possuem alto potencial destrutivo, podendo causar danos seríssimos para a sua empresa em questão de minutos. Para preveni-los, é necessário seguir a Norma Regulamentadora 23 (NR 23), que estabelece a realização de manutenções periódicas nas instalações elétricas, inspeções regulares para verificação dos sistemas de combate a incêndio, instalação de extintores em locais de fácil acesso e manutenção da limpeza e organização do ambiente.

Além disso, é necessário ter trabalhadores treinados para prevenção e combate a incêndio, demarcar locais adequados para fumantes, não sobrecarregar as tomadas para que não haja curto-circuito, armazenar os produtos inflamáveis em locais onde não haja fonte de calor e manter os ambientes ventilados.

Evite acidentes de trabalho

Uma empresa de qualidade se preocupa com a saúde, o bem estar e a proteção de seus colaboradores. Para garantir a segurança e produtividade de toda equipe e atender a legislação trabalhista, é necessário adotar medidas para prevenir acidentes de trabalho, de modo que todos realizem suas atividades com absoluta segurança.

O combate aos riscos do local de trabalho deve ser gerenciado por uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), composta por profissionais que exercem a função pelo qual foram contratados e ainda se comprometem em zelar pela segurança e saúde de todos. Este grupo atua na identificação de riscos, emitindo relatórios e alertas de situações problemáticas para solicitar correções.

Evite acidentes com clientes

Se um cliente sofrer algum tipo de acidente em sua loja, você poderá ter um prejuízo financeiro e um abalo na sua reputação. Por isso, o ideal é investir em uma boa infraestrutura para o seu ambiente de vendas, obedecendo às normas vigentes e possibilitando um ambiente seguro e bem equipado para cada consumidor.

Proteja-se de sequestro e perda de dados

Os dispositivos eletrônicos funcionam como o coração de uma empresa. Neles estão armazenadas todas as informações relevantes do negócio. Além disso, é através deles que um empreendedor acessa o seu sistema de gestão empresarial, que abriga todas os dados dos clientes, finanças, estoque e logística.

Nos últimos anos, as notícias de ataques de hackers às empresas se tornaram frequentes. Se a sua empresa sofrer com este tipo de ação criminosa, mesmo que você decida ceder e efetuar o pagamento, não há garantia de que vai conseguir resgatar seus arquivos. Nada impede que eles peguem o seu dinheiro e sumam sem deixar rastros.

Por isso, a melhor forma de prevenção é adotar um sistema de gestão em nuvem, que nada mais é, um software com funcionamento total através da internet. Este tipo de ferramenta oferece inúmeros benefícios aos usuários, sendo uma delas, justamente a proteção e backup de todos os dados da sua empresa.

Proteja sua reputação

Esses problemas podem afetar um dos pilares da sua empresa: a reputação. A consolidação de uma marca no meio social é efetuada com muitos anos de trabalho e dedicação. Mas apenas um erro pode destruir em segundos o que se levou tanto tempo para construir.

Nenhum pequeno empresário está imune a riscos e perdas potenciais. Mas há muitas etapas simples que você pode seguir para ajudar a gerenciar esses riscos e evitar o máximo possível de perdas. Comece com bom senso – mantenha suas instalações, coloque um sistema de segurança e priorize a segurança. Além disso, sempre que tiver dúvidas, entre em contato com um advogado, um especialista em sistemas de gestão empresarial ou outro profissional para garantir que você tenha a proteção de que precisa.