Lições de finanças

Lições de finanças de Cersei de Game of Thrones

Antes de começar falando sobre as lições de finanças de Cersei é preciso admitir. Além da série Game of Thrones ser um verdadeiro fenômeno mundial, ela também é cheia de lições. Quem consegue assistir a série com outros olhos, que vão além do entretenimento, verá que nas entrelinhas que há muito a se aprender.

Game of Thrones já ensinou sobre lições de proatividade e liderança e agora, traz lições de como manter sua vida financeira em dia. Quem ainda não parou para ver a série deve repensar nessa possibilidade.

Os governantes de Westeros lidam com diversos dilemas para garantir o poder sob os 7 reinos tão cobiçados. Entre esses dilemas estão: tributação, endividamento e inflação. Outro ponto que a trama aborda é sobre uma complexa estrutura social. São muitos assuntos a cerca dos papéis que o comércio e moeda desempenham na organização da sociedade fictícia.

Com base em tudo isso, pode-se perceber as valiosas lições de finanças que a série traz em suas entrelinhas.

Confira as lições de finanças de Cersei

Não faça mais dívidas do que pode pagar

A não ser que você viva em uma terra fictícia, com dragões e mortos vivos. Ou é a rainha que pode tomar ouro e terras, não gaste mais do que pode pagar. As lições de finanças da série nos mostra que é preciso controlar os gastos para não cair na inadimplência.

Os credores sempre cobram os pagamentos

Uma semelhança com a realidade. Na Série, o Banco de Ferro enviou um representante até o castelo de Cersei. Fora da série os credores também cobram os seus débitos e colocam os nomes dos consumidores na lista de inadimplentes.

Não gaste dinheiro que ainda não recebeu

Na série, Cersei usou ouro de outras terras para quitar a dívida, com isso quase perdeu tudo durante o transporte. Como lição: não gaste o dinheiro que você ainda não tem. Organize o orçamento para que não atrase nenhum de seus pagamentos por causa de alguma emergência.

Seu nome seu principal bem

A rainha só conseguiu negocia sua dívida com o Banco de Ferro, porque sua família é conhecida como boa pagadora. O Cadastro Positivo serve como histórico de pagamento de contas. É ele quem mostra para o mercado o quanto você é pontual em seus pagamentos.

Negocie com seu credor

Em uma das lições de finanças de Cersei, ela ensina é necessário negociar quando se tem uma dívida em aberto. Encontre junto ao credor a melhor forma de pagamento que caiba no bolso. Não basta apenas chegar a um acordo é preciso conseguir pagar as parcelas depois.

Essas são apenas algumas das lições de finanças, a série e cheia delas. Cada personagem tem algo para ensinar e que pode ser utilizado no dia a dia de empresas e profissionais.