Como ter uma mentalidade empreendedora? Veja 5 características para cultivar

Os empreendedores ajudam a impulsionar o desenvolvimento econômico, criar empregos e inventar produtos ou serviços que possam tornar o mundo um lugar melhor. Ser um empreendedor bem-sucedido requer uma mentalidade igualmente empreendedora, com pensamento fora da caixa e ideias maiores do que a vida.

Qualquer um pode ter uma ideia nova, mas construir um negócio de sucesso é o desafio empreendedor. A mentalidade empreendedora é única, pois é preciso ser criativo, comunicativo e altamente motivado para ter sucesso, mas também é preciso estar aberto à correr riscos e errar. 

Não é apenas uma grande ideia que abre o caminho para o sucesso empresarial final. Muitas vezes, o sucesso ou o fracasso de um negócio se resume às características do próprio empreendedor. É preciso um agregado único de características para unir uma grande ideia em um negócio próspero e totalmente funcional. Existe um certo conjunto de habilidades e traços que permite que alguns empreendedores se tornem um grande sucesso?

Basta dizer que não existe uma fórmula mágica para ter sucesso nos negócios. No entanto, existem certas características que todos os aspirantes a empreendedores devem cultivar para aumentar drasticamente suas chances de sucesso. Uma mentalidade empreendedora, se preferir, pode marcar a diferença entre um negócio lucrativo e outro que fecha as portas antes que o primeiro ano termine.

Então, quais são essas características tão importantes que aspirantes ou novos empresários devem cultivar? Quais atributos tendem a inclinar a balança em favor de liderar um negócio em expansão?

Continue lendo e veja como cultivar uma mentalidade empreendedora!

1. Uma atitude mental positiva

Por que uma atitude positiva é importante para os empreendedores?

Uma atitude positiva é uma obrigação para os empreendedores de sucesso. A mentalidade do chefe da empresa define o tom para o resto da empresa e influencia a cultura corporativa.

Pensamentos negativos minam o movimento em frente e o progresso da empresa, sem mencionar a capacidade da administração de liderar a equipe e motivar os funcionários. Parte do que dá aos empreendedores a coragem de resistir às desacelerações dos negócios é a positividade.

” Quando tudo parece estar indo contra você, lembre-se que o avião decola contra o vento, não com ele”. 

Henry Ford, fundador da Ford Motor Company.

Cultivar uma atitude positiva não é colocar a cabeça na areia e ignorar coisas que poderiam dar errado, mas aprender a reformular mentalmente sua resposta. Não adianta focar sua atenção apenas nos erros. É preciso encontrar soluções.

Uma maneira de mudar sua visão é olhar para um ponto negativo e perguntar “Como posso efetivamente corrigir isso?” Ao explorar sua reação e resposta a um problema percebido, você logo aprenderá a cultivar uma abordagem positiva para a mudança. As pessoas positivas olham para os desafios como uma forma de melhorar e aprender, então você deve tentar se concentrar nessa habilidade.

Por que a positividade é importante para o ambiente de trabalho? Quando você é o chefe, uma atitude positiva influencia os outros de maneira igualmente positiva. Pesquisas indicam que funcionários felizes são melhores trabalhadores em geral.

Há uma correlação nítida entre maior produtividade e ambientes de trabalho positivos. Além disso, ambientes de trabalho positivos têm sido associados a maiores lucros empresariais, menos dias de doença e taxas de retenção de pessoal mais elevadas. Mesmo pequenas mudanças podem aumentar a positividade. Abandone os pensamentos e atitudes negativas e adote uma postura otimista: aos poucos você verá a mudança acontecer.  

Como você pode cultivar uma atitude positiva para os negócios?

Parte da renúncia à negatividade é perceber que seus próprios pensamentos negativos como líder da empresa desperdiçam energia, tempo e dinheiro.

Ser positivo é algo que, como todas as habilidades da vida, pode ser aprendido. Tornar-se um empreendedor não é para os fracos de coração. As longas horas e exigências erráticas de liderar sua própria empresa podem impactar negativamente tanto sua vida pessoal quanto sua mentalidade.

 Uma das maneiras mais fáceis de cultivar uma atitude positiva é se concentrar nas coisas que você pode controlar. Você pode controlar sua dieta, quantidade de sono e capacidade de se exercitar. Cada um desses fatores ajudará você a se manter focado, saudável e positivo.

Onde encontrar tempo para ganhar tempo quando estiver trabalhando 24 horas por dia? A pesquisa mostrou que até mesmo uma caminhada de dez minutos por dia pode impulsionar o seu humor e reduzir as taxas de pensamentos negativos

2. Uma mentalidade criativa

Por que uma mentalidade criativa é importante para empreendedores?

Nunca o adágio “A criatividade é a mãe da invenção” foi mais verdadeiro do que no mundo do empreendedorismo. Pense em Steve Jobs e no iPhone. Edison e a lâmpada. Santos Dumont e o avião. Cada uma dessas inovações não teria se concretizado se não fosse por doses saudáveis ​​de bom senso criativo.

Mesmo se você não estiver em uma indústria “criativa”, a criatividade é necessária para o sucesso empresarial. A mente de um empreendedor está sempre à procura de novas ideias e inovações. O ciclo básico de vida de qualquer produto empreendedor origina-se da concepção de uma ideia seguida pela transformação dessa ideia em um produto ou serviço viável.

“Criatividade é apenas conectar as coisas. Quando você pergunta a pessoas criativas como elas fizeram algo, elas se sentem um pouco culpadas porque elas realmente não fizeram isso, elas apenas viram algo. Pareceu óbvio para eles depois de um tempo. Isso porque eles conseguiram conectar experiências que tiveram e sintetizar coisas novas . ”- Steve Jobs

Um dos benefícios de ser o chefe é que você consegue expressar a criatividade todos os dias. Você pode experimentar táticas criativas para melhorar seus negócios e fazer alterações. Mesmo se você não estiver em um campo criativo, por si só, descobrir maneiras de otimizar suas operações de negócios é um ato criativo.

Quando você está dirigindo sua própria empresa, você pode aplicar o pensamento criativo em suas vendas, relações públicas, contratação, tecnologia… Enfim, a lista é interminável.

Como você pode cultivar uma mentalidade criativa para os negócios?

Grande parte dos empreendedores costumam ser criativos; caso contrário, eles não seriam inspirados a dar o salto inovador para criarem seus próprios negócios. Dito isso, todos nós podemos aprender a ser mais criativos e aproveitar nossos talentos inerentes.

Quer você acredite ou não que a criatividade é um dom para alguns ou um traço aprendido para outros, existem maneiras de aprender a cultivar sua mente criativa. Para isso, aposte na leitura de bons livros de diferentes assuntos, mantenha sua mente em ação, cuide da saúde de seu corpo, faça exercícios e procure praticar desenvolvimento pessoal todos os dias. Invista na sua inteligência.

3. Capacidade de Comunicação Persuasiva

Por que a persuasão é importante para os empreendedores?

Os melhores empresários são indivíduos persuasivos. O poder da persuasão pode ajudá-lo a negociar, fechar uma venda ou obter um preço menor em seu inventário. Para não mencionar, pessoas persuasivas tendem a ser líderes inspiradores, e tendem a ser chefes magníficos.

“ Se você persuadir, você deve apelar para o interesse e não para o intelecto”. 

Benjamin Franklin

Como você pode cultivar a persuasão para os negócios?

Enquanto algumas pessoas são mais persuasivas do que outras, habilidades de comunicação persuasivas podem ser aprendidas e praticadas. Aprender a se comunicar e apresentar suas ideias fará de você um melhor empreendedor – não importa qual seja o seu setor.

Dominar táticas persuasivas pode significar a diferença entre sucesso financeiro ou ruína. Veja como fazer a arte da persuasão funcionar para você nos negócios.

Retribuir

Pesquisas de cunho psicológico evidenciam que a “regra da reciprocidade” pode ser muito eficaz nos negócios. O básico da regra em linguagem clara é que quando uma pessoa faz um favor a você, você deve fornecer um favor em troca. Tente fazer seu caso persuasivo “dando” algo para a pessoa que você está tentando persuadir. Você pode fechar o negócio ou fazer a venda.

Olhe para os outros

Prova social é o conceito de que as pessoas olham para os outros para aprender a se comportar em ambientes sociais. A prova social pode ser usada como uma ferramenta persuasiva nos negócios. Se você está tentando vender um de seus produtos, mostrar como o produto foi bem-sucedido para outras pessoas pode ajudar a fazer essa venda.

Use etiquetas

Apelar para a reputação de alguém é uma poderosa ferramenta persuasiva. Você pode usar esse modo de persuasão indicando que eles devem agir de maneira consistente com um rótulo. Por exemplo, digamos, “sua confeitaria é um excelente empreendimento e excelentes empreendimentos compram nossos móveis”. Essa é uma tática comum usada em campanhas de marketing para fazer venda.

4. Motivação Intrínseca e Dirigida

Por que a motivação intrínseca é importante para os empreendedores?

Uma das principais características empreendedoras é a motivação intrínseca, o que significa que você é auto-motivado. Ao invés de ficar sempre olhando para os outros, forçando-os a fazerem as coisas ou responsabilizando-os, você coloca a mão na massa e faz tudo acontecer. 

De um modo geral, aqueles que possuem seus próprios negócios são incrivelmente motivados para ter sucesso. Eles derramaram sangue, suor e lágrimas em suas empresas, e podem literalmente ter financiado seu futuro para primeiro abrir as portas de seus negócios. Ter muito em jogo, pessoalmente, alimenta a motivação.

“O segredo da mudança é concentrar toda a sua energia não em lutar contra o antigo, mas em construir o novo.” 

Sócrates

Como você pode cultivar a motivação intrínseca para os negócios?

Empresários de sucesso sabem que manter-se motivado é a chave para administrar uma empresa de sucesso. Que passos você pode dar para ativar e cultivar essa motivação?

Uma maneira de permanecer motivado a longo prazo é manter o foco no final do jogo, a grande figura. Onde sua empresa está indo? Quais planos você tem para crescer e expandir no futuro? Como sua empresa se encaixará em sua respectiva indústria no futuro? Especialistas dizem que a formulação de metas e planos de longo alcance mantém os incêndios motivacionais em chamas.

Falando sobre a definição de metas, os especialistas também recomendam que a definição de metas seja outra maneira de manter suas rodas motivacionais girando. A chave para usar metas de motivação é definir metas de alta qualidade.

O que isso significa? Basicamente, metas de alta qualidade são claras, alcançáveis ​​e gerenciáveis. Por exemplo, “participarei de dois cursos de educação continuada este mês”. Ou “Contratarei um editor para o site da minha empresa até sexta-feira”. Objetivos de alta qualidade proporcionam um senso de motivação quando você atinge o objetivo pretendido.

Quando você é o chefe, você não é apenas responsável por sua própria motivação intrínseca, mas também é responsável por cultivar isso para seus funcionários. Como você se motivar para obter o melhor desempenho de sua equipe?

5. Tenacidade e capacidade de aprender com o fracasso

Por que aprender com os erros é importante para os empreendedores?

Quando você está começando um negócio, você espera que seu negócio seja um grande sucesso. É verdade que o sucesso é maravilhoso, mas o fracasso é onde o crescimento e a mudança acontecem. A chave para administrar o fracasso é realmente abraçar seus erros para aprender a se superar e fazer tudo ficar melhor.

“Cada falha é um passo para o sucesso.” – 

Malcolm Forbes

Não tenha medo de falhar, porque quando o fizer, estará em boa companhia. Os donos de empresas mais ricos, os astros do esporte mais condecorados e artistas conhecidos falharam em um momento ou outro em seu caminho para a riqueza e a fama. Todo mundo é humano, portanto, imperfeito. Não espere ser perfeito na busca do seu sonho de negócios.

Como você pode cultivar a tenacidade e abraçar o crescimento do fracasso nos negócios?

O fracasso é inevitável, mas sua reação ao fracasso é o que você faz dele. Veja como cultivar isso e usar seu fracasso para obter ainda mais sucesso a longo prazo.

Não tenha vergonha do seu erro

Não atribua julgamento ou culpa quando você falhar. O insucesso empresarial não deve fazer com que você se sinta envergonhado ou desmotivado. Faça o seu melhor para remover a emoção dos erros que você comete como empreendedor, para poder explorar logicamente como melhorar a si mesmo e a sua empresa. Desligue sua conversa interior negativa e aprenda a dizer “Agora eu sei melhor para a próxima vez!”

Use tempos difíceis para aprender com a adversidade

Deixe tempos de adversidade levar você à força. O fracasso pode ser sua melhor chance de aprender a fazer algo certo. Como um novo empresário, você enfrentará muitos primeiros: primeiro cliente, primeiro arrendamento comercial, primeira contratação de funcionários. Alguns desses primeiros podem não funcionar da forma como você imaginou que seria.  Use esses desajustes para desenvolver ideias e táticas sobre como você deseja administrar seus negócios no futuro.

Compartilhe suas experiências com outros

Fracassar em alguma coisa é humano, o que significa que outros forjaram esse caminho antes de você. Compartilhe suas experiências com outras pessoas em quem confia, seja seu mentor, colegas ou equipe – para obter alguma perspectiva externa. Compartilhar essa experiência pode ajudá-lo a colaborar para alcançar uma solução ainda melhor sobre como lidar com um problema complicado no futuro.

Não tenha medo de mudar o curso e redefinir

Até mesmo os planos mais bem-sucedidos às vezes dão errado. Essa é a natureza da vida, assim como os negócios. Chegará um momento em que você pode perceber que algo simplesmente não está funcionando. Você pode ter que ajustar seu curso planejado, redefinir e começar de novo.

Nunca desista!

Uma das chaves mais importantes para o sucesso no empreendedorismo é nunca desistir. Perseverança vai te ajudar nos tempos difíceis. Seja tenaz sobre trabalhar para seus sonhos. Com determinação e coragem, você os alcançará; pode não ser da noite para o dia, mas você vai conseguir!

Começar seu próprio negócio e administrar sua própria empresa pode ser a coisa mais excitante, recompensadora e positiva que você já fez. Também pode ser repleto de desafios, dúvidas e preocupações. Isso é normal. Aprender a abraçar a mentalidade empreendedora e cultivar as principais características ligadas ao sucesso ajudará você a construir um negócio próspero.