Micro, pequenas e médias empresas: saiba como conhecer o seu cliente e aumentar as vendas

Vivemos numa era permeada pelo fácil, rápido e constante acesso à informação. Sem dúvida, esse cenário é muito desafiador para as micro, pequenas e médias empresas, que enfrentam um alto nível de competitividade, uma vez que os consumidores têm mais opções do que nunca e são notoriamente volúveis.

Diante deste cenário, os empreendedores precisam ter um cuidado redobrado, pois uma experiência negativa é suficiente para que o cliente opte por não adquirir o produto ou serviço e se dirija para outra empresa da concorrência.

Portanto, para obter sucesso, você precisa conhecer seu cliente de forma efetiva e inteligente, a fim de conceder a ele, exatamente o que ele quer e necessita. Neste sentido, a primeira coisa a se ter em mente é que todo cliente quer comprar produtos excelentes, serviços de alto nível e pagar preços justos.

Também é sempre válido buscar informações mais detalhadas para ajudá-lo a conhecer os desejos e necessidades de seus clientes por meio de dados de vendas, feedback de mídia social e pesquisas com clientes.

Aqui estão alguns fatores para ajudá-lo a descobrir como conhecer seu cliente para que eles se tornem fiéis ao seu empreendimento.

1. A maioria dos clientes patrocina e confia nas empresas locais

A proximidade ainda é um ponto bastante valorizado na hora da compra. Por isso, é comum que um grande número de pessoas ainda prefira adquirir produtos e serviços de empresas locais.

Há uma grande tendência em se apreciar as empresas locais, em face dos benefícios que elas ofertam aos seus clientes, entre os quais, podemos destacar: serviços personalizados, credibilidade, atendimento de qualidade, trabalho de excelência e profissionalismo.

O fato de você ser uma micro, pequena ou média empresa, nesta perspectiva, se torna um ponto altamente benéfico. Não foque na competição com grandes marcas nacionais, antes, certifique-se de trabalhar para que os potenciais clientes da sua região saibam dos produtos e serviços que você comercializa.

2. Crie um site amigável para seus clientes

Não importa qual é o tamanho do seu empreendimento: no mundo atual dos negócios, se você não está online, você não existe. Por isso, criar um site fácil e intuitivo é o primeiro passo para atrair novos clientes e reter clientes antigos.

Não se esqueça de que o seu site deve estar totalmente adaptado para o acesso em dispositivos móveis, já que é através de smartphones e tablets que grande parte das buscas rápidas são realizadas na internet.  

Se por algum motivo você realmente ainda não pode criar um site, faça ao menos um cadastro no Google Meu Negócio. Nesta plataforma, é possível disponibilizar informações básicas como endereço e telefone para os clientes que buscarem formas de chegar ao seu negócio.  

3. Faça pesquisas de opinião com os seus clientes

Você tem um trabalho árduo para levar um bom produto ou serviço aos seus clientes, certo? Então, como você pode medir se eles realmente estão satisfeitos com o que você está fazendo? Bom, você só terá a resposta desta pergunta se fizer pesquisas de opinião com os próprios clientes.

Não há outra forma: você precisa perguntar diretamente a cada um deles o que acha de seu trabalho. Não pense que isso é constrangedor ou prejudicial. Este tipo de medida é importante para que você saiba no que está acertando e no que pode melhorar. Para isso, não hesite em perguntar quais produtos e serviços eles estão gostando e quais gostariam que fosse oferecidos no futuro.

Você pode realizar a pesquisa tanto na loja física, quanto através de aparatos digitais, como e-mails e formulários, por exemplo. Para incentivar os seus clientes a responder as perguntas, ofereça alguns incentivos, como descontos ou brindes. O resultado é sempre positivo: com a posse de um grande número de feedbacks, você poderá traçar estratégias inteligentes para o crescimento da sua empresa.

4. Cuide da reputação de sua empresa  

Há uma grande verdade no antigo ditado que diz que a melhor propaganda é um cliente satisfeito. O tradicional marketing “boca-a-boca”, gerado pelas recomendações positivas é um modo eficiente de atração e conversão de clientes. Afinal, uma indicação ou narrativa de experiência de um amigo ou familiar é algo que capta nossa credibilidade rapidamente.

Atualmente, as mídias sociais potencializaram este tipo de ação, pois oferecem recursos para que os clientes avaliem as empresas. Este tipo de medida pode ser usado como uma grande “promoção orgânica” ou como “um guia para o fracasso”.

Se a sua empresa receber boas recomendações, provavelmente os visitantes da sua página virtual irão se interessar em conhecer os produtos e serviços. Mas, se você receber muitas reclamações e não tiver uma boa gestão de crise, provavelmente os usuários se sentirão desestimulados a qualquer tipo de relacionamento com o seu empreendimento.

Por isso, é importante investir em um bom atendimento físico e virtual. Afinal, qualquer problema mal resolvido pode manchar e até destruir a sua reputação virtual. Muitas pessoas gostam de usar as avaliações online para informar seus hábitos e tomar decisões de compra. Aproveite este aspecto para promover sua empresa e ampliar a sua atuação.

5. Reverta e aprenda com comentários negativos

Aqui a receita é única: seja verdadeiro e priorize a excelência. Faça o melhor para que os clientes fiquem satisfeitos e tenham motivos para elogiar e recomendar a sua empresa. Se surgir imprevistos e contratempos, não hesite em resolver rapidamente e sempre cuidar para que os erros sejam minimizados ou resolvidos.

O marketing eficiente é construído a partir da verdade e essência de cada negócio. Não adianta divulgar informações que não se sustentam na prática, pois a verdade sempre aparece e isso pode gerar uma situação constrangedora entre a sua empresa e os clientes. Da mesma forma, não dá para praticar um atendimento ruim e querer ter boas avaliações. Priorize a excelência em cada uma das ações e veja como isso pode lhe ajudar a ter um ótimo relacionamento com os seus públicos.

No entanto, mesmo que você faça tudo corretamente, poderão haver comentários e resenhas negativos. Neste caso, não rebata esses diálogos com atitude arrogante ou grosseira. Aprenda a aceitar e aprender com as reclamações. Analise se elas têm fundamento e, em caso afirmativo, procure ajustar o seu produto ou serviço. Se prontifique a resolver tudo com muita eficiência e rapidez. Desta forma, você poderá reverter a opinião negativa e ainda gerar uma boa impressão, pois as pessoas adoram ver uma empresa respondendo e resolvendo as preocupações dos clientes.