sistema erp

Sua empresa precisa de um Sistema ERP?

Se a sua empresa ainda não superou o uso de planilhas e demais formas de gestão empresarial manuais ou se o seu Sistema ERP é antigo e desatualizado, é hora de repensar a forma como você anda administrando o seu negócio.

Há algum tempo atrás, as planilhas podiam até garantir algum conforto na hora de controlar as finanças. No entanto, as tecnologias atuais deixam evidente que o tempo e o dispendioso trabalho empregado para mantê-las atualizadas significa uma enorme perda financeira.

Neste artigo vamos lhe mostrar porque é importante abandonar a gestão manual e investir de uma vez por todas em um ERP eficiente para controlar a sua empresa.

A raiz do problema

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que 45% dos brasileiros admite que não faz nenhum controle do próprio orçamento.

O porcentual sobe para 48% entre as pessoas das classes C/D/E e 51% entre os homens. Além disso, entre os que fazem uma administração precária do orçamento, 21% confiam na própria memória para gerir os recursos financeiros.

Entre os 55% que controlam os gastos, 28% utilizam o caderno de anotações para organizar as contas. Outros meios utilizados para controlar as finanças são planilhas de Excel (18%) e aplicativos no celular (9%).

Essas práticas não são muito diferentes das que são executadas no ambiente empresarial. Diversas micro e pequenas empresas ainda recorrem a este tipo de ferramenta para efetuarem o controle da precificação, fluxo de caixa, pedidos, estoque e demais operações financeiras. 

Porque devo investir em um Sistema ERP?

O controle manual pode oferecer algum tipo de supervisão das finanças do seu negócio, mas nem sempre é a ferramenta certa para o planejamento das negociações.

Por exemplo, você pode querer identificar tendências analisando dados de toda a sua empresa – inclusive de seus sistemas de gerenciamento de vendas, CRM e estoque.

Uma planilha não será capaz de realizar esse tipo de integração entre aplicativos. Além disso, um software antigo poderá não lhe oferecer todos os recursos necessários para essas operações.

Se esse for o caso, você deve considerar uma solução de Enterprise Resource Planning (ERP).

Que benefícios um Sistema ERP pode oferecer para a minha empresa?

Um bom ERP pode ajudar no planejamento, análise e controle das seguintes maneiras:

  • Eles promovem a integração de todos os departamentos e dados da sua empresa. O Siac Net, por exemplo, combina informações financeiras, de vendas, serviços e operacionais. Através do software você pode combinar dados sobre vendas, compras, inventário e interações com clientes para entender melhor o desempenho financeiro de sua empresa.

  • Eles têm recursos analíticos modernos, ajudando você a identificar tendências e oportunidades mais rapidamente. Afinal, bons relatórios sobre o desempenho da sua empresa são itens fundamentais para que ela alcance o sucesso. Com estas funcionalidades, você poderá obter resultados mais assertivos, mediante a combinação de um bom planejamento e boas ações.

  • Eles facilitam o cumprimento das obrigações fiscais. O Siac Net, por exemplo, ajuda as empresas a cumprirem todas as regras e legislações, já que suas funcionalidades contemplam à risca todas as operações e obrigatoriedades requisitadas pelos órgãos regulatórios.

  • Eles são baseados em nuvem, ao contrário de alguns Sistemas ERP antigos. O Siac Net é executado na nuvem e armazena dados na nuvem. Isso permite que você acesse dados de qualquer local, em vez de confiná-los a um servidor de difícil acesso quando você estiver fora do escritório.

  • Eles são mais seguros e práticos. Isso porque o armazenamento de dados em um único repositório na nuvem também reduz o risco de erros causados por várias versões de informações em diferentes locais.

Se você ainda tem dúvidas sobre a implantação de um Sistema ERP, conheça os Planos da Siac Net, entre em contato com nossos consultores e solicite uma demonstração gratuita. Veja o que podemos fazer pelo crescimento da sua empresa!