Um sistema de gestão online é um bom investimento para a sua empresa? Descubra!

Conhecido como Software ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning), os Sistemas de Gestão Empresarial são ferramentas que centralizam os dados de vários departamentos de uma mesma empresa em uma única plataforma, conectando toda a organização e possibilitando melhorias e inovações.

É possível encontrar diversas soluções tecnológicas desta natureza, entretanto, somente uma análise específica das necessidades de cada empresa poderá revelar que tipo de software é o mais adequado para atendê-la.

Você sabe quais são as vantagens de um sistema de gestão empresarial e como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a crescer? Continue lendo e veja se esse é um bom investimento para o seu negócio!

 1) Redução de custos

Em vez de pagar por várias aplicações diferentes, todas com assinaturas dispendiosas, o software ERP permite que as empresas usem uma única plataforma e eliminem o excesso de software.

Além disso, as empresas podem cortar custos por meio dos dados que obtêm dos relatórios gerados pelo software, o que colabora com maior assertividade e inteligência competitiva no mercado.  

2) Praticidade nas rotinas empresariais

Um efeito da centralização de informações para todo o negócio em um único sistema é que a centralização de diferentes departamentos da empresa. Como resultado, a comunicação entre os departamentos torna-se mais eficiente e os processos normais de vendas, como ordem de pagamento, gestão de estoque e logística se tornam mais simplificados.

Se uma empresa integra sua plataforma de comércio eletrônico com seu sistema de gestão, os dados serão transmitidos automaticamente da central de vendas para o departamento operacional, possibilitando um rápido atendimento para o cliente. Sem contar que esta medida elimina a necessidade de enviar dados manualmente de um departamento operacional para outro ou de um software para outro.

3) Visão total da empresa

Um dos maiores benefícios dos sistemas de gestão é que eles oferecem aos tomadores de decisão uma visão completa do negócio.

Eles têm visibilidade completa sobre o que está acontecendo e podem ver facilmente estatísticas e gráficos, todos provenientes de dados precisos e em tempo real.

Executivos, gerentes e demais colaboradores autorizados podem criar painéis que destacam informações relevantes para o crescimento da empresa.

4) Novas ideias para ações poderosas

Com essa visibilidade, o gerenciamento pode tomar decisões de negócios muito mais assertivas. Além disso, eles podem obter ideias avançados de ferramentas de análise.

Os sistemas de gestão superam outros softwares de negócios nesse cenário, porque integram dados para toda a organização.

5) Redução de erros e retrabalho

O erro humano está sempre presente nas organizações, mas é importante reduzi-lo o máximo possível, afinal, tempo e mão de obra representam um grande investimento para a empresa.

Com efeito, os sistemas de gestão empresarial auxiliam na eliminação de contradições e erros de dados entre os diferentes departamentos.  

6) Aumento da produtividade do trabalho

Que empresário não quer ver sua empresa aumentar a produtividade? Se essa é a receita da lucratividade, convém saber que os sistemas de gestão empresarial aumentam consideravelmente o potencial produtivo das empresas.

Por um lado, os funcionários não precisam alternar entre softwares com frequência durante as sessões de trabalho típicas. Esse tipo de comportamento envolve não apenas a perda direta de tempo necessária para alternar entre programas, mas também uma perda de produtividade devido a contextos de troca de funcionários. (Os seres humanos são mais produtivos quando são capazes de atacar a mesma tarefa em repetição. Quando mudam de uma tarefa para outra, diminuem a velocidade e demoram a pegar velocidade novamente.)

Uma segunda maneira de os sistemas de gestão empresarial aumentarem a produtividade é que os funcionários de diferentes departamentos não precisam inserir os mesmos dados várias vezes (como poderiam se estivessem usando vários softwares), economizando mão de obra.

Ou seja, a partir dos relatórios, ideias e ações tomadas com a ajuda da ferramenta, as empresas podem tornar os trabalhadores mais produtivos a longo prazo.

 7) Regularização fiscal

Os sistemas de gestão fornecem informações completas sobre quem, o que, quando, onde e por que sobre todos os dados de negócios.

Como ele acompanha todas essas informações, pode facilitar a conformidade com as regulamentações e o cumprimento de todas as obrigações fiscais.

Se você está em busca desses benefícios e deseja obter mais informações sobre os sistemas de gestão, entre em contato e faça um teste gratuito na Siac Net.