Cinco estratégias para aumentar as vendas sazonais ou de férias

Se você é proprietário de uma empresa, saiba que é especialmente importante aproveitar os momentos especiais em que sua empresa pode se concentrar em oportunidades promocionais para aumentar as vendas sazonais ou de fim de ano. Continue lendo e veja como aproveitar esses períodos para aumentar as vendas e impulsionar os negócios!

Por que as promoções sazonais são importantes?

Muitos se sentem estressados ​​por conta das férias, pelo gasto gerado com a compra de presentes e a correria que antecede o feriado. Você tem o poder de ajudá-los! Atenda às necessidades dos clientes em uma época do ano que seja importante para eles e forneça aos clientes uma experiência memorável que permaneça com eles depois que eles saírem. Você pode criar promoções para manter seus produtos em destaque em um período de tempo desordenado.

 Quando todo mundo está correndo por aí gastando, certifique-se de chegar lá com uma promoção sólida para ajudar sua empresa a obter sua parte nas vendas de fim de ano. Quando você maximiza as vendas durante um horário ocupado, como feriados, isso ajuda a manter seus negócios em períodos mais silenciosos. Ao atrair novos clientes com uma promoção sazonal, você também pode criar impulso para direcionar o tráfego durante os tempos mais lentos com os clientes fiéis.

O que fazer para criar uma promoção sazonal?

Seja relevante! Escolha eventos e feriados que façam sentido para o seu negócio. Nem toda temporada ou feriado vai ser útil quando se trata de promover seus produtos ou serviços, por isso seja seletivo ao decidir o que e quando promover. Entre na mentalidade do seu público-alvo e concentre-se nos interesses do seu público.

Destaque-se da concorrência. Há algumas coisas que todo mundo vai oferecer. Por exemplo, durante certa estação do ano, todos parecem estar oferecendo sabores e produtos relacionados idênticos. O que você pode oferecer para ajudar sua empresa a se destacar? Mas, dito isso, você quer aproveitar o comportamento do consumidor existente. As tendências existem por um motivo e, às vezes, você só precisa segui-las para ganhar dinheiro.

Pense além do período de fim de ano, em momentos mais calmos, quando o mercado não está necessariamente sobrecarregado de empresas que competem pelos holofotes. Em março, os clientes geralmente se concentram na páscoa. Quais links promocionais podem ser criados pela sua empresa?

Defina cronogramas de marketing e produção

É preciso considerar que na maior parte do tempo, os consumidores estão distraídos e precisam ouvir sua promoção mais de uma vez para se lembrar e agir.

Ao definir seus cronogramas de marketing, considere o tempo de produção e trabalhe de forma inversa a partir da data desejada no mercado.

Quando você quer ter seus bens em mãos e quanto tempo eles levam para serem produzidos? Adicione mais tempo do que o normal para ter certeza de que tudo estará pronto para a corrida de vendas.

Estratégia #1: Produtos

Sabores e itens inspirados no feriado são uma estratégia popular de produtos sazonais. Uma conta no Instagram, é um ótimo lugar para promover imagens belas ou bacanas de seus produtos inspirados nas férias. Seja criativo ao pensar em coisas que você pode promover e em quais “feriados” sua empresa pode ajudar os clientes a comemorar. Pergunte-se sobre o que seus clientes estão falando.

Estratégia #2: Pacotes e Assinaturas

Uma maneira de facilitar a vida de seus clientes é agrupar os produtos para tornar o seu balcão único. Ao pensar em como você pode fazer isso com eficiência, lembre-se de que o agrupamento de produtos ou serviços oferece aos seus clientes uma solução conveniente durante um período de tempo intenso. Você pode oferecer presentes que já estão embrulhados ou criar cestas de presentes, o que facilita a oferta de preços premium.

É importante ressaltar que as assinaturas – até mesmo para produtos alimentícios, como o “bolacha do clube do mês” – garantem vendas futuras e sustentam o ciclo de vida do cliente.

Estratégia #3: Decoração e exibições no local

Setenta por cento das decisões de compra são feitas na loja. Exibições bem-sucedidas podem parar os compradores em suas prateleiras. Os empreendedores eficazes e bem-sucedidos levam as pessoas a efetuarem compras por impulso e contribuem com vendas extras.

Por isso, determine o melhor local da sua loja e faça uma boa exposição visual. Não tem sua própria loja? Considere as necessidades de seus parceiros de varejo. Eles querem decorar, então ajude-os a fazer isso com o seu produto.

Estratégia #4: Eventos

Organize eventos festivos que conectem sua empresa ao período que está sendo comemorado. Você pode direcionar o tráfego para noites mais lentas, dependendo de quando agendar eventos. Considere se unir a um parceiro que fortaleça sua oferta e que possa gerar tráfego cruzado de seus negócios para que você possa construir suas bases de clientes.

Para obter mais engajamento e retorno financeiro com um evento, incentive os participantes a compartilhar fotos online com uma hashtag. Dito isso, considere a idade e os interesses de seus clientes ao criar um evento.

Incentive as visitas de retorno, oferecendo um desconto se os participantes preencherem uma pesquisa, compartilharem o evento nas mídias sociais usando sua hashtag ou outra ação que você gostaria que eles fizessem. Você também pode distribuir cartões ou ingressos no evento oferecendo descontos para inspirar visitas repetidas.

Estratégia #5:Brindes

O Instagram é um ótimo meio de comunicação para usar em brindes. Ao promover um brinde, você pode aumentar os seguidores, exibir ofertas sazonais e ficar em primeiro lugar com ações promocionais relevantes.

Vendas de férias podem levantar ou quebrar uma empresa, fazendo a diferença entre sucesso financeiro e fracasso. Com essas cinco estratégias, você pode aumentar as vendas durante todo o ano, não apenas durante as temporadas de natal e ano novo.

Se você for criativo com seus produtos e promoções de marketing, poderá se conectar de forma eficaz com seus clientes, dar a eles o que eles querem e precisam e, dessa forma, permanecer relevante durante todo o ano.

Estratégia #6: Gestão

Agora que você já sabe como planejar suas vendas sazonais ou de férias e está preparado para efetuar muitas vendas, invista também em um sistema de gestão. Afinal, além de todo o planejamento comercial é preciso ter um planejamento estratégico para o controle de vendas, finanças, estoque, entrega e comercialização.

Existem muitas opções de softwares que atuam na otimização da gestão empresarial. A contratação vai depender de quais funcionalidades e recursos serão necessários em sua rotina. Se você ficar com dúvidas neste aspecto, solicite uma consultoria gratuita da Siac Net e veja qual é a melhor solução para o seu negócio.