Uma gestão de estoque eficiente precisa garantir que uma empresa, seja ela micro, pequena ou média, tenha oferta o suficiente para suprir a demanda.
É importante saber otimizar o estoque para que, além da oferta ser suficiente para a demanda, ela não exceda o equilíbrio e sobre, gerando assim paralisação de renda e até perda nos lucros.
Por que investir em gestão de estoque
O controle no estoque de uma empresa precisa ser gerido de forma eficiente para colaborar com o desempenho e lucro da empresa.
Quando o estoque está abaixo do necessário, as vendas são paralisadas, o que pode gerar comprometimento da imagem da empresa.
Quando o estoque está muito acima do necessário, o dinheiro investido nesse estoque que poderia estar movimentando a empresa, está parado.
Além disso, dependendo do ramo, o estoque pode resultar em perda de matéria prima ou de produtos. Gerando assim prejuízo e desperdício, o que não é o desejo de nenhuma empresa.
O controle na gestão de estoque permite que a equipe se prepare para demandas futuras e evite gastos desnecessários, colaborando assim com o lucro da empresa.
Ter um estoque bagunçado e sem gestão comprometerá os ganhos e atrapalhará os reais cálculos de margem de lucro de uma empresa.
5 dicas para uma gestão de estoque eficiente
Confira a seguir algumas dicas de como melhorar a gestão de estoque de sua empresa para ter maior eficiência e melhores resultados.
1. Tenha um software de gestão
Utilizar um software para a gestão de estoque é a forma mais eficiente de controlar as entradas e saídas em seu estoque.
Todos os itens do estoque devem estar eletronicamente registrados, assim como a quantidade de um mesmo item e situação atual.
É de extrema importância possuir um software com possibilidade de armazenamento em nuvem. Dessa forma, a empresa estará segura de possíveis falhas eletrônicas, tendo a liberdade para acessar a nuvem e mantendo seus dados em segurança.
Através do software, será possível controlar e saber quais itens precisam de reposição.
É possível também fazer uma análise de quais os itens que mais estão sendo usados ou vendidos, e em qual época essas movimentações aumentam.
2. Conheça a necessidade de estoque
É muito importante levar fatores, como a sazonalidade, em consideração.
A sazonalidade representa épocas de aumento ou diminuição de vendas, com uma análise de como as vendas da empresa se comportam durante o ano, é possível se preparar antecipadamente.
Cada setor possui uma demanda diferente, por isso, é importante conhecer o histórico da empresa de forma específica. Para assim conseguir se preparar de forma equilibrada.
Sem ter estoque em falta ou em excesso. Otimizando assim os gastos e investimentos, conseguindo organizar um estoque mensal eficiente.
3. Tenha um estoque de segurança
Mesmo após estudos e análises do histórico de vendas de uma empresa, pode acontecer que fatores externos aumentem a demanda de forma inesperada.
O tamanho ideal do estoque de segurança dependerá do ramo em que a empresa atua, se a produção é permanente ou intermitente e, sobretudo, qual é a qualidade e a eficiência dos fornecedores.
Se os fornecedores e o tipo de produto da empresa permitirem uma rapidez na entrega dos produtos em caso de aumento inesperado, o estoque de segurança poderá ser menor.
Mas se o produto oferecido levar um tempo para chegar até a empresa e consumidor final, o estoque de segurança precisará ser maior para oferta imediata.
4. Atualize o estoque imediatamente após a compra
Logo após efetuar a compra e receber o produto, atualize sua gestão de estoque imediatamente.
Dessa forma, não há margem para esquecimentos ou confusões na quantidade de itens disponíveis ou necessidade de compra.
5. Realize inventários periódicos
Realize análises de tempo em tempo para atualizar seu inventário de estoque com cada item contido.
Além disso, mantenha o inventário e seus dados em um software seguro, com armazenamento em nuvem, para evitar perder todos os dados e o tempo investido em realizar essa prática, que deve ser feita periodicamente.
Essas são algumas dicas para ter uma gestão de estoque eficiente em sua empresa. Se você gostou das dicas não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos em suas redes sociais!