Como emitir NFe grátis

Vale a pena utilizar o emissor gratuito de NF-e da Sefaz-MA?

Em dezembro do ano passado, quando já estavam se preparando para a descontinuidade do emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), desenvolvido e atualizado pela Secretaria da Fazenda de São Paulo, os micro e pequenos empreendedores tiveram uma surpresa. O Corpo Técnico de Tecnologia da Informação (COTEC), da Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão (Sefaz-MA) decidiu dar continuidade ao emissor gratuito de NF-e.

A iniciativa da Sefaz-MA atendeu às solicitações de milhares de empresas que ficaram com poucas alternativas de emissores gratuitos de NF-e, após a SEFAZ-SP, que desenvolveu o emissor gratuito da Nota Fiscal Eletrônica (NFE), iniciar o processo de cessação de uso dos programas por ela desenvolvidos e atualizados, até 31 de dezembro de 2016.

Com a medida da Sefaz-MA, o emissor gratuito da NF-e (versão 3.10.86) continua existindo e sendo constantemente atualizado com as notas técnicas que forem emitidas pelo ENCAT.

Testando o sistema

Segundo o Sefaz-MA, o aplicativo já está aos cuidados do seu Corpo Técnico de Tecnologia da Informação e uma versão de testes está disponível. O órgão afirma que os usuários devem instalar o sistema em seus computadores e efetuar os testes de validação em todos os comandos e menus do programa.

Com o teste, o empresário consegue se familiarizar com a operacionalidade do sistema e identificar se ele atende às suas necessidades. Se perceber que o programa não contempla os pontos importantes para a sua empresa, deve buscar outras soluções disponíveis no mercado ou de desenvolvimento próprio.

Vale ressaltar que além da NF-e, o emissor é utilizado também para o lançamento do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Vale a pena utilizar o emissor gratuito de NF-e?

A maioria dos usuários do emissor gratuito do Sefaz é composta por micro e pequenas empresas. Dentre essas, há aquelas que precisam de um sistema somente para emitir notas fiscais, o que neste caso pode ser resolvido somente com o emissor gratuito. Neste caso, o gestor consegue cumprir suas obrigações fiscais e ainda reduz custos. No entanto, estes fatores não impedem que os empresários busquem novas alternativas para gerenciar seus negócios.

Para os gestores que querem uma gestão mais completa, que possa ajudar a aumentar a produtividade e rentabilidade de suas empresas, contar com um software de gestão mais funcional pode ser uma mão na roda. Geralmente, um ERP pode ser um grande aliado não somente para emitir cupons e notas fiscais, como também organizar processos, reduzir custos, controlar finanças, estoque, vendas, compras e muito mais.

Neste contexto, o Siac Net pode ser um ferramenta muito valiosa. As soluções foram planejadas para que as empresas possam utilizar a integração e inteligência dos recursos para expandir a oferta de produtos e serviços e crescer. Há também a possibilidade de utilizar os relatórios inteligentes para mensurar os resultados da empresa e tomar decisões mais assertivas. Além disso, essas soluções são 100% em nuvem, garantindo mobilidade e mais praticidade ao usuário.

 

Software para Emissão de Boletos