Abrir MEI

Abrir MEI: seja dono do seu negócio

O número de abrir MEI no Brasil já chegou a 5 milhões de pessoas que deixaram a informalidade e conquistaram direitos previdenciários. Conquistaram também, maior chance de conseguir crédito e a possibilidade de vender seus produtos e serviços ao governo. Essas são só algumas das vantagens de se tornar um microempreendedor individual.

De acordo com o Portal do Empreendedor, site que reúne as informações do abrir MEI, de todos os microempreendedores do Brasil 48% são mulheres. A faixa etária que corresponde a 32.8% é de 31 a 40 anos, com atividades de vendas de roupas e acessórios.

Mas, para ser dono do seu negócio e poder contar com essa série de benefícios é preciso seguir algumas regras, para se adequar as exigências para abrir MEI.

Regras para abrir MEI

Para se cadastrar e abrir MEI, não há qualquer cobrança de registro ou de abertura de empresa. O empreendedor pode se cadastrar a qualquer momento pela internet no Portal do Empreendedor. Na mesma hora são emitidos o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial.

O empreendedor ainda tem a opção de optar ou não, em utilizar os serviços de empresas de contabilidade específicas. Elas são beneficiadas pelo Simples Nacional presentes em todo Brasil. Realizada a formalização, a primeira declaração anual é sem cobrança. Também não há necessidade de ter um contador para fazer a prestação de contas do MEI.

Porém, existem algumas regras, como:

  • Não é permitido ter participação em outra empresa como sócio ou titular;
  • O limite de faturamento do microempreendedor individual não pode ultrapassar R$ 60 mil até o final de 2017. Passando para R$ 81 mil a partir de 2018;
  • Pagar em dia o boleto de contribuição sindical, que pode ser obtido pelo site da Receita Federal;
  • Regularizar a atividade na prefeitura municipal por meio da solicitação de alvará da prefeitura. Essa permissão é concedida depois de concretizar das demais exigências.

Abrir MEI é um meio de trabalhar de forma legalizada, pois não paga impostos federais como imposto de renda, PIS, COFINS e fugir da burocracia. Outra vantagem é poder ter acesso a crédito, aposentadoria e outros benefícios como auxílio-maternidade e auxílio-doença.

O MEI é uma oportunidade de formalizar o seu negócio e realizar o sonho de ser dono do próprio negócio.