gestão financeira

Gestão financeira: lições de Stranger Things

Fazer uma boa gestão financeira é essencial para qualquer negócio. Não importa o tamanho do negócio ou atividade, ter o controle das finanças é essencial para  os negócios.

Passado o dia das bruxas o artigo de hoje traz algumas lições de finanças que se pode aprender com a série Stranger Things. A segunda temporada teve sua estreia no dia 27, regada de um bom suspense, aventura e algumas lições de gestão financeira. As lições foram retiradas da primeira temporada, para quem ainda não assistiu, alerta de spoiler.

Atenção! O que foi lido, não pode ser deslido.

Dicas para uma boa gestão financeira

Quando o assunto é gestão financeira é sempre bom poder contar com algumas dicas. É claro que nem todas servem como referência para todo tipo de negócio, mas é válido conhecer e testar para conferir os resultados.

Tenha sempre uma reserva de emergência

O que fazer quando um mostro, chamado Demogorgon, fizer da sua casa um portal para uma dimensão alternativa? Acionar a reserva de emergência. Imprevistos, grandes ou pequenos, sempre acontecem em um negócio. Para todo e qualquer imprevisto é sempre bom ter algum dinheiro guardado, o ideal é fazer uma reserva de três a seis meses.

Tenha um objetivo e não desista dele

É claro que a série tem alguns detalhes bem difíceis de acreditar. Como por exemplo, um grupo de crianças e uma garota com poderes psicocinéticos acessar um projeto mega secreto do governo dos EUA. Ou então, entrar por uma passagem, em um mundo invertido.

Mas sim, eles conseguem e ainda resgatam o amigo perdido que todos já davam como morto. Na gestão financeira é necessário ter um objetivo e não desistir dele, principalmente se o objetivo é alcança-lo.

Trabalhe em equipe

A série mostra que “a união faz a força” e como cada personagem foi fundamental no resgate do Will. Mesmo com seus altos e baixos, todos sabem trabalhar em grupo. Da mesma forma deve ser com o dinheiro.

Nem sempre o empréstimo no banco é a opção mais viável, ou o investimento já feito é o mais rentável. É preciso buscar o melhor de cada opção disponível no mercado, pesquisar e entender as diferenças de produtos são a chave da boa gestão financeira.

Mantenha a mente aberta

Assim como a mãe de Will teve que ser extremamente aberta para entender a situação, aceitar e agir, também deve ser o empreendedor. É preciso manter a mente aberta para os produtos e serviços que ainda não conhece. Vale entender os detalhes das opções do mercado e assim, conseguir identificar o melhor caminho para as finanças.

Use a informação a seu favor

Nada é aleatório. Tudo o que foi construído em Stranger Thing foi feito com base nas informações que os produtores da Netflix têm sobre os consumidores. A Série foi feita sob medida para o seu público.

Da mesma forma deve ser a gestão financeira é preciso ter o máximo de informações sobre as finanças, para tomar as decisões certas e fazer o negócio prosperar.

Conheça as soluções da Siac Net, utilize essa ferramenta para alavancar os resultados da empresa.