Você sabe o que é gestão de riscos e perdas? Se você é empresário ou gestor, precisa saber tudo sobre este assunto. Independentemente de porte ou natureza econômica, toda empresa está sujeita a sofrer com riscos e perdas. É certo que arcar com reclamações de propriedade e responsabilidade geral pode resultar em perda desnecessária de tempo, despesas financeiras e extrema frustração. No entanto, para as micro, pequenas e médias empresas esses problemas podem resultar até mesmo na descontinuidade do negócio.
Previna-se contra os contratempos
E podem ser vários os contratempos! Roubo ou furto. Chuvas e enchentes. Problemas com água, incêndios, energia ou descongelamento de produtos. Além disso, acidentes de trabalho com colaboradores, escorregamento e queda de clientes, sequestro e/ou perda de dados são incidentes nocivos não só por afetarem o bolso dos empreendedores, mas também por atingirem a reputação da empresa, que constitui-se como um dos ativos mais importantes quando se fala em valor de marca.
Empreender medidas inteligentes de prevenção de riscos e gerenciamento de perdas pode economizar quantidades substanciais de dinheiro para os proprietários de pequenas empresas, sem mencionar o tempo perdido e as dores de cabeça relacionadas às reclamações. Confira nossas dicas!
Previna-se contra furtos e roubos
Como empreendedor, um dos riscos mais comuns que sua empresa está sujeita é a perda de dinheiro ou bens, decorrente de roubo ou furto. Para evitar este tipo de problema, o primeiro passo é consultar os antecedentes criminais de seus colaboradores. Neste sentido, solicitar referenciais profissionais de seus funcionários para antigos empregadores também é uma medida eficaz.
O segundo passo é investir em dispositivos adequados para proteger e monitorar sua propriedade comercial. A medida contribui não só com a captura de algum bandido, mas serve também como um impedimento para ações de delinquentes.
Lidando com a falta de abastecimento de água e energia
A falta de água e energia podem comprometer o funcionamento da sua empresa, reduzindo a produtividade a zero e ocasionando grandes perdas financeiras. Para algumas empresas, sobretudo as do setor alimentício, os dados podem ser ainda maiores, em decorrência do descongelamento de produtos.
Se a sua empresa possui condições de investir em fontes alternativas de abastecimento de água e energia, não tenha medo e arrisque-se. A medida pode demandar algum custo extra, porém, em situações de estresse, será de grande valia para proteger a sustentabilidade do seu negócio.
Gestão de riscos: Evite incêndios
Os incêndios possuem alto potencial destrutivo, podendo causar danos seríssimos para a sua empresa em questão de minutos. Para preveni-los, é necessário, em primeiro lugar, seguir a Norma Regulamentadora 23 (NR 23). Ela estabelece a realização de manutenções periódicas nas instalações elétricas, inspeções regulares para verificação dos sistemas de combate a incêndio, instalação de extintores em locais de fácil acesso e manutenção da limpeza e organização do ambiente.
Além disso, é necessário ter trabalhadores treinados para prevenção e combate a incêndio, bem como demarcar locais adequados para fumantes, não sobrecarregar as tomadas para que não haja curto-circuito, armazenar os produtos inflamáveis em locais onde não haja fonte de calor e manter os ambientes ventilados, por exemplo.
Gestão de riscos: Evite acidentes de trabalho
Uma empresa de qualidade se preocupa com a saúde, o bem estar e a proteção de seus colaboradores. Para garantir a segurança e produtividade de toda equipe e atender a legislação trabalhista, é necessário adotar medidas para prevenir acidentes de trabalho, de modo que todos realizem suas atividades com absoluta segurança.
O combate aos riscos do local de trabalho deve ser gerenciado por uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), composta por profissionais que exercem a função pelo qual foram contratados e ainda se comprometem em zelar pela segurança e saúde de todos. Este grupo atua na identificação de riscos, emitindo relatórios e alertas de situações problemáticas para solicitar correções.
Gestão de riscos: Evite acidentes com clientes
Se um cliente sofrer algum tipo de acidente em sua loja, você poderá ter um prejuízo financeiro e um abalo na sua reputação. Por isso, o ideal é investir em uma boa infraestrutura para o seu ambiente de vendas, obedecendo às normas vigentes e possibilitando um ambiente seguro e bem equipado para cada consumidor.
Proteja-se de sequestro e perda de dados
Os dispositivos eletrônicos funcionam como o coração de uma empresa. Neles estão armazenadas todas as informações relevantes do negócio. Além disso, é através deles que um empreendedor acessa o seu sistema de gestão empresarial, que abriga todos os dados dos clientes, finanças, estoque e logística.
Nos últimos anos, as notícias de ataques de hackers às empresas se tornaram frequentes. Se a sua empresa sofrer com este tipo de ação criminosa, mesmo que você decida ceder e efetuar o pagamento, não há garantia de que vai conseguir resgatar seus arquivos. Nada impede que eles peguem o seu dinheiro e sumam sem deixar rastros.
Como um sistema de gestão em nuvem pode te ajudar na prevenção do furto de dados?
Um sistema de gestão em nuvem é a melhor forma de prevenção contra ataques de hackers. Trata-se de um software com funcionamento total através da internet, que oferece inúmeros benefícios aos usuários, entre elas, a proteção e backup de todos os dados da sua empresa.
Proteja sua reputação
Esses problemas podem afetar um dos pilares da sua empresa: a reputação. A consolidação de uma marca no meio social é efetuada com muitos anos de trabalho e dedicação. Entretanto, apenas um erro pode destruir em segundos o que se levou tanto tempo para construir.
A gestão de riscos e perdas é fundamental para a segurança da sua empresa. E isto pode ser feito de maneira simples, com etapas que você pode seguir para ajudar a gerenciar esses riscos e evitar o máximo possível de perdas. Comece com bom senso – mantenha suas instalações, coloque um sistema de segurança e priorize a segurança. Além disso, sempre que tiver dúvidas, entre em contato com um advogado, um especialista em sistemas de gestão empresarial ou outro profissional para garantir que você tenha a proteção de que precisa.