Você obteve sucesso e os negócios estão indo muito bem. Agora surge a dúvida: qual é o momento certo para expandir sua micro, pequena ou média empresa? Embora não exista uma fórmula definida, existem alguns fatores que podem lhe ajudar a perceber se é a hora de crescer.
Em geral, você deve analisar suas operações comerciais atuais, as necessidades atuais de negócios e as operações do dia-a-dia para fazer essa avaliação.
Se você decidir que os fatores estão no lugar para suportar uma expansão de negócios, então é hora de olhar para mais espaço, mais estoque, mais funcionários e mais negócios. Confira!
Micro, pequena ou média empresa: O espaço ficou pequeno
Um dos sinais mais óbvios de que é hora de expandir sua micro, pequena ou média empresa é a superação do espaço atual. Alguns empreendimentos permitem a expansão no mesmo local de origem, outras, demandam mudança de localização.
Em todo caso, é importante ter um local agradável, aconchegante e assertivo para acomodar suas operações comerciais. Em qualquer cenário, investir em espaço adicional pode ajudar a levar sua empresa ao próximo nível, permitindo que você lide com mais clientes.
Você tem mais negócios do que você pode manipular
Outro sinal bem nítido de que talvez seja hora de expandir sua micro, pequena ou média empresa é o fato de estar com mais clientes do que você pode gerenciar. Se você atua no segmento de alimentação, está recusando reservas? Se você atua com vendas, seus funcionários estão trabalhando sobrecarregados? Você está ficando frequentemente sem estoque? Se você respondeu sim para essas perguntas, então pode ser que esse seja realmente o momento ideal para crescer.
Ter mais negócios do que você pode lidar é um problema, mas não feche as portas por estar mais ocupado do que planejou estar. Transforme a situação em oportunidade para melhorar sua qualidade, desempenho e abrangência comercial.
Você está ganhando dinheiro constantemente
Se a sua marca já está consolidada e o seu faturamento é positivo e constante, isso pode ser um bom indicativo de que sua empresa precisa ser expandida. Não estamos nos referindo a um sucesso temporário, como um bom faturamento em um semestre ou em datas específicas, mas sim, em períodos longos e duradouros.
Para ter certeza deste cenário, converse com seus consultores financeiros sobre como sua empresa está indo. Se você tem muito dinheiro extra ou suas margens são muito maiores do que grande parte da sua concorrência, isso pode significar que você tem espaço para pegar um pouco mais de volume de trabalho.
Suas operações comerciais são executadas com eficiência
Seus sistemas gerenciais e operacionais são eficientes e lhe dão garantem todo o suporte para administrar sua empresa com assertividade? Se a resposta é sim, é sinal de que você tem um ótimo controle de seu negócio e pode aplicá-lo em um local secundário ou ainda aumentar sua produção com tranquilidade.
Se você conseguiu montar uma boa equipe, lidar bem com sistemas contáveis e cumprir com todas as obrigações fiscais, faz sentido que sua empresa possa lidar com as pressões de expansão com relativa facilidade. À medida que você e seus funcionários melhoram o que você faz, você perceberá que pode lidar com mais negócios com a mesma quantidade de tempo e esforço.
Sua micro, pequena ou média empresa tem fundos para crescer
Por fim, um dos sinais de que é hora da sua micro, pequena ou média empresa crescer é quando você tem os fundos disponíveis para fazer uma expansão. O acesso ao capital disponível é fundamental para o crescimento bem-sucedido dos negócios. Isso não significa necessariamente que você tenha o dinheiro líquido para reinvestir no seu negócio, mas que você está em posição de obter os fundos necessários para fazê-lo.
Muitas pequenas empresas fazem empréstimos para financiar a expansão dos negócios. A compra de estoque adicional, a compra de uma segunda empresa ou a obtenção de um contrato de arrendamento em uma propriedade comercial maior podem ser financiados por um empréstimo para pequenas empresas.E