Chegou o fim do boleto sem registro. O ano de 2017 foi marcado por mais uma mudança da FEBRABAN, que anuncia que a partir de julho, o boleto registrado é obrigatório. A notícia foi divulgada no primeiro semestre de 2015, o que pegou muita gente de surpresa. Mas as notícias são boas, a mudança veio para proporcionar melhorias a todos que utilizam esse meio para recebimento e pagamento.
É claro que toda mudança gera certo receio e tira sono de muita gente, principalmente aqueles que trabalham com vendas online e dependem do boleto bancário, que é o segundo maior meio de pagamento do país. A mudança estabelecida pela FEBRABAN visa trazer mais segurança e transparência para o mercado de pagamento, por isso, o boleto registrado obrigatório foi estabelecido.
Desde que a mudança foi anunciada, iniciou-se uma grande especulação a cerca do assunto. De um lado estão os lojistas preocupados com o aumento nos custos e de outro, os serviços financeiros e bancos que tem interesse em aumentar a segurança e diminuir o número de fraudes em transações que envolvem o boleto bancário.
Mas antes de tirar qualquer conclusão precipitada é fundamental entender como o boleto registrado funciona e qual a diferença para o boleto sem registro.
Boleto registrado x não registrado
Como dito anteriormente, o principal objetivo do boleto registrado obrigatório é a redução de prejuízos por fraudes de boletos. O golpe altera o número do código de barras e desvia o pagamento para outra conta, esse golpe acontece por meio de um vírus no computador do consumidor final. Para quem acha que esse tipo de crime só acontece no mundo virtual, no mundo físico existem quadrilhas que interceptam malotes e trocam os boletos originais, por novos com outra numeração.
De cada 3,6 bilhões de boletos emitidos, 40% deles não possuem registro. Quando uma empresa emite um boleto sem registro, o mesmo não precisa ser registrado no sistema do banco, não há obrigatoriedade em especificar valor e data de vencimento. Isso ocorre muito em lojas virtuais, onde o consumidor faz a compra emite um boleto e posteriormente acaba desistindo da compra.
É por esse motivo que muitos lojistas preferem correr o risco nas transações online com boleto sem registro, já que ele oferece vantagens interessantes para a empresa emissora.
Vantagens do boleto registrado
Toda mudança visa trazer mais benefícios, mas para usufruir de tudo isso é preciso encarar também, as consequências que ela gera. Confira as principais vantagens do boleto registrado:
- Melhor gestão da carteira de clientes e informações de quem pagou, quanto e quando;
- Conciliação e relatórios de gestão;
- Maior segurança e entrega eletrônica por meio do DDA (Débito Direto Autorizado);
- Utilização dos boletos como lastro de operações de crédito;
- Diminuição do risco de fraudes;
- Maior comodidade para pagamento, mesmo que vencido, em qualquer banco.
Gostou do artigo? Deixe o seu comentário, aproveite para curtir e compartilhar em suas redes sociais.