Esteja você iniciando um negócio ou planejando expandir, ter um plano de negócios pode ajudar a colocá-lo no caminho certo e obter alguns detalhes por trás de suas ideias.
No entanto, pmostram que uma em cada quatro empresas não possui um plano de negócios. Então, quais são as vantagens do planejamento de negócios e como isso poderia ajudar sua empresa a ter sucesso?
O que é um plano de negócios?
Existem inúmeras razões pelas quais você pode querer iniciar um negócio .
Você pode ter uma ótima ideia. Talvez você sempre quis administrar sua própria empresa. Ou talvez você tenha se tornado redundante – talvez devido ao surto de coronavírus (COVID-19) – e esteja pronto para dar o salto para o empreendedorismo.
Mas, para que seu negócio seja um sucesso, sua paixão, entusiasmo, trabalho duro e habilidades devem ser construídos sobre uma estrutura prática. E esse é o caso, seja um novo negócio ou um já existente.
É aqui que entra seu plano de negócios.
Uma parte essencial dessa estrutura prática, um plano de negócios é um documento que mapeia o objetivo da sua empresa, o que ela faz e seus objetivos estratégicos, entre outras coisas.
A criação de um plano de negócios para sua empresa o guiará na definição de sua proposta de venda exclusiva e fornecerá clareza do mercado em que você deseja operar e da concorrência que seus negócios enfrentarão.
Você usará seu plano de negócios para trabalhar em direção a uma série de marcos que ajudarão você a expandir sua empresa.
Mas o seu plano de negócios não deve ser um documento estático – você deve atualizá-lo regularmente à medida que sua empresa evolui, para garantir que as coisas estejam indo na direção certa.
Benefícios de escrever um plano de negócios
Um plano de negócios é como uma rota de voo. Ele permite que você saiba para onde quer ir, o que deseja alcançar, o que tem para alcançar seus objetivos e, provavelmente, o mais importante, quais problemas você pode esperar ao longo do caminho.
Ser capaz de identificar ameaças em potencial, áreas problemáticas que podem afetar os negócios e desenvolver estratégias de enfrentamento de maneira proativa, e não reativa, é a chave para a sobrevivência dos negócios.
É também uma ótima maneira de compartilhar informações sobre seus negócios, desenvolver seus cenários de raciocínio e teste antes de fazer alterações (como deixar o trabalho e seguir sozinho), além de oferecer uma maneira de medir como as coisas acontecem quando você inicia.
E se você estiver procurando por finanças, um plano de negócios pode fazer a diferença. Um plano forte pode ajudar os pedidos de financiamento de um empréstimo comercial a formas alternativas de financiamento e investimento”.
Razões pelas quais as pessoas ignoram o planejamento de negócios
Se é tão útil, por que mais pessoas não escolhem ter um? Aqui estão alguns dos desafios comuns:
- Tempo. Se você pensou em seus negócios, não demoraria muito para criar seu plano de negócios. Mantenha-o curto e simples e escolha um formato que funcione para você.
- Incerteza. É verdade que você não pode saber o que acontecerá até iniciar um negócio, mas um plano pode ajudá-lo a identificar possíveis armadilhas e a entender as finanças por trás de sua ideia.
- Falta de agilidade. Algumas pessoas pensam que o planejamento de negócios impede a evolução dos negócios, mas um bom plano de negócios deve ser atualizado e se adaptar à medida que você testa e aprende. Ele precisa fazer parte do negócio, não ser deixado em uma gaveta.
O melhor formato para o seu plano de negócios
Muitas pessoas assumem que um plano de negócios será um documento robusto contendo muitos fatos e números, mas não precisa ser. O principal é escolher um formato que funcione para você e sua empresa. Isso seria:
- Um que você vai usar. Algo que pode se tornar parte do seu dia a dia e não algo a que você nunca se referirá. Tenha seu plano de negócios na parede como um manifesto ou mapa mental, faça uma apresentação ou crie um guia visual – o que for melhor para você.
- Um que simplifica a expressão de seus pontos de vista. Se você é um escritor, pode estar feliz com um documento, um designer pode gostar de um meio mais visual. Seu plano de negócios deve excitar e inspirar; portanto, escolha um formato que permita fazer isso.
- Um que é compartilhável. Um plano de negócios será visto por muitas pessoas, desde o gerente e o contador do banco até os investidores ou funcionários em potencial, então escolha um formato que facilite o compartilhamento.
O que incluir no seu plano de negócios
O que deve incluir um plano de negócios? É provável que todo plano seja diferente, mas há algumas informações comuns que geralmente são incluídas:
- Uma visão geral dos negócios. O que faz e o que o torna diferente?
- Metas. O que a empresa deseja alcançar? Isso deve definir alguns objetivos SMART que mostrarão rapidamente se a empresa está tendo sucesso.
- Seu público e o mercado. Quem o seu negócio fornecerá e como chegará a eles? Qual é o tamanho do mercado e quem são seus principais concorrentes?
- Produtos e preços. O que você estará vendendo e como serão definidos seus preços? Como isso se compara aos seus concorrentes?
- Quem está envolvido. Muitos investidores dizem que investem tanto nas pessoas quanto nos negócios. Compartilhe algumas informações sobre os papéis, experiências e paixões das pessoas.
- Finanças. Forneça detalhes sobre vendas, custos, pontos de equilíbrio e de onde virá o investimento. Se você procura pessoas para investir, inclua informações sobre retornos prováveis. Se você está procurando maneiras de financiar seus negócios, financiamento coletivo , financiamento alternativo e financiamento governamental são um bom ponto de partida.
Alguns planos de negócios incluirão outras seções, como uma análise SWOT ou um plano de marketing completo. Você pode achar isso útil para os seus negócios, portanto, sinta-se livre para incluí-los também, se desejar.
Como usá-lo
Muitos empresários investem tempo na produção de um plano de negócios e nunca mais o analisam. Embora seja valioso esclarecer suas idéias e testar seu pensamento antes de iniciar seu negócio, é ainda melhor se ele também estiver incorporado no seu dia-a-dia.
Como O’Toole diz: “O planejamento de negócios é um processo contínuo – desde o início de qualquer negócio até o estágio dois do desenvolvimento e crescimento das vendas existentes e do desenvolvimento de novos fluxos de renda.
“À medida que as empresas estabelecidas amadurecem e diversificam, o planejamento de negócios continua a desempenhar um papel fundamental para garantir que as estratégias de longo prazo da empresa sejam cumpridas.”
Aqui estão algumas maneiras pelas quais seu plano de negócios pode funcionar para você:
- Pegue as previsões de vendas, fluxo de caixa e despesas e compare-as com os valores reais. Isso ajuda a identificar se você está no caminho certo e se as coisas precisam ser revisadas.
- Revise suas metas todos os meses para ver como está progredindo.
- Continue atualizando-o para incluir informações e cotações do cliente. O feedback real é essencial para manter os negócios nos trilhos.
- Revise-o uma vez por ano para ver se as mudanças no mercado, tecnologia ou concorrência tiveram impacto. As empresas precisam continuar evoluindo para sobreviver a longo prazo.
Onde obter ajuda com seu plano de negócios
Às vezes, você precisará de informações adicionais para elaborar seu plano. Você poderia:
- Fale com seu contador. Eles não apenas o ajudam com software financeiro ou contábil , mas também podem oferecer conselhos sobre o planejamento de seus negócios.
- Converse com seu banco . Muitos têm especialistas em pequenas empresas que podem ajudar.
- Use modelos de planejamento de negócios. Nosso modelo do Word gratuito e fácil de seguir ajudará a facilitar o processo.