Uma inovação tecnológica que mudou a forma de armazenar e processar as informações. Isso é a Computação na Nuvem. Ela possibilita que os dados de uma empresa fiquem armazenados em um servidor remoto. Desta forma, podem ser acessados em qualquer lugar, a qualquer hora. Mas afinal, o que é a computação na nuvem?
Computação na nuvem, ou Cloud Computing, é um conceito tecnológico que permite acessar softwares, arquivos ou serviços via internet. Tudo isso sem precisar instalar um programa, por isso o termo “nuvem’’.
Todo o armazenamento de dados é feito online. Sendo assim, para realizar uma tarefa, basta conectar-se ao serviço na internet, operá-lo, salvar o trabalho e voltar a acessá-lo de qualquer outro lugar.
E como a computação na nuvem pode ser útil para a Indústria 4.0?

A forma de contratação diferenciada permite a otimização de recursos e de tempo. E otimização do tempo é um dos lemas da Indústria 4.0. Assim, os profissionais trabalham mais voltados para a supervisão da produção e do trabalho das máquinas e não se preocupam tanto com as operações propriamente ditas.
A computação na nuvem favorece o cenário da Indústria 4.0 ao integrar toda a cadeia de produção e oferecer suporte para:
– Conectar as máquinas;
– Agilizar os processos, tornando-os mais inteligentes e eficientes;
– Abrir o acesso aos dados em qualquer lugar e por qualquer dispositivo;
– Flexibilizar o controle dos dados;
– Facilitar o compartilhamento dos dados e a colaboração entre departamentos.
Vantagens e desvantagens da computação na nuvem
Uma das vantagens – e a maior delas – é que no Cloud Computing não é preciso uma máquina potente para operar o banco de dados. Tudo o que é executado está armazenado em servidores remotos. A agilidade e a praticidade são outros pontos positivos, pois é possível acessar arquivos de qualquer localidade e em qualquer horário, seja via computadores, notebooks, tablets ou celulares. Caso você não tenha como se conectar, também é possível acessar os dados de maneira off-line, basta que você tenha salvado o arquivo no modo off. Simples e prático. A nuvem também possibilita a troca das despesas de capital (Datacenters, servidores físicos, etc.) por uma despesa variável à medida da sua necessidade. Isso traz economia para quem contrata.
Uma importante desvantagem é a segurança de dados. Geralmente, pessoas que procuram esse tipo de serviço não confiam totalmente em um ambiente virtual, com receio de que hackers possam invadir seus serviços para roubar dados. Contudo, a plataforma da Siac Net é totalmente segura. Isto porque investimos pesado em proteção na nuvem, As chances de ataques ao banco de dados é praticamente totalmente impossível.
Outro ponto negativo do Cloud Computing: ele pode deixar a conexão mais lenta. Por isso, invista em um ótimo serviço de internet e evite contratempos.
O que muda com o Cloud Computing?
A adesão ao Cloud Computing promete. Muitas empresas já fizeram a migração. Outras tantas já percebem a necessidade de se adaptar às novas tecnologias em armazenamento de dados. Seja na iniciativa pública ou privada, não importa o tamanho da empresa: o Cloud Computing está em crescimento acelerado.
O Cloud Computing permite que as novas empresas e as chamadas ‘startups’ não precisem mais investir milhares de reais por ano para realizar uma configuração em centros de dados. Tampouco precisem contratar uma empresa de tecnologia para administrar o hardware.
A computação na nuvem virtualiza estruturas, simplifica soluções e reduz custos para a Indústria 4.0. Além disso, a auxilia a adequar-se integralmente a este conceito, permitindo a absorção dos gastos e a gestão desses recursos. O que se deve prestar mais atenção na aplicação do Cloud à indústria são os requisitos de segurança da informação e garantia de sua transmissão.
Gostou do artigo? Então você precisa conhecer as soluções em computação na nuvem da Siac Net, um sistema de gestão para empresas do simples nacional que reduz custos, otimiza seus negócios e alavanca suas vendas. Além disso, você pode testar nossa plataforma gratuitamente, sem burocracia. Clique aqui e saiba mais.