Para a competitividade das organizações, os custos da qualidade é um fator preponderante. Esse não é um tema recente e o conhecimento a respeito dos custos da qualidade, ainda se encontram limitados no Brasil.
A gestão da qualidade é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que busca se destacar da concorrência. Conhecer os custos da qualidade, também é uma forma de melhorar a lucratividade e manter a qualidade nos negócios. Para conseguir tudo isso é preciso atender as normas exigidas e fazer alguns investimentos. Esses investimentos são os chamados custos da qualidade.
O sucesso e uma organização pode ser medida pelo desenvolvimento de estratégias, que proporcionam a sua capacidade competitiva e produtividade. O custo da qualidade vem se tornando um fator um fator fundamental no processo de tomada de decisões. Essa é uma abordagem cada mais utilizada pelas empresas.
Quando uma empresa entende os custos da qualidade e investe nisso, na verdade ela está investindo em uma ferramenta de gestão da qualidade. Essa vai contribuir para responder questões como:
- Qual o valor da qualidade que a empresa oferece?
- Quanto custa a qualidade que está sendo obtida na empresa?
- Quanto está custando a falta de qualidade para a empresa?
- Quanto custa a perda de um cliente por problemas de qualidade?
- Em que é viável investir para reduzir os custos da falta de qualidade?
- Como está o desempenho da empresa em qualidade?
A importância dos custos da qualidade
Os custos da qualidade não podem ser encarados ‘apenas’ como uma despesa, mas sim um investimento com retorno assegurado. O que realmente vai gerar custos para uma empresa é falta da qualidade em seus produtos ou serviços, ou a falta de um nível de qualidade aceitável.
Com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, o principal objetivo de qualquer empresa é a gestão de lucros e sua continuidade. O que exige que seu produto ou serviço seja bem aceito no mercado.
É essencial saber identificar os custos da qualidade para formular estratégias e ajudar na tomada de decisão, sobre os investimentos. Com base nessas informações é possível melhorar a eficiência da produção e da qualidade de sua mercadoria.