É quase impossível para uma empresa avançar no processo de vendas sem antes passar pela prospecção de clientes.
Contudo, quando o trabalho de prospecção de clientes é bem-feito, ele vai garantir que os contatos interessados no seu produto ou serviço cheguem até você.
Não fique preso somente a desenvolver uma boa estratégia de marketing, além disso, o que vai mesmo garantir o crescimento do seu negócio é um bom processo de vendas, e esse começa pela prospecção de clientes!
Como dito anteriormente, para escalar é importante investir em um processo de vendas bem estruturado e isso conta com a prospecção de clientes de forma ativa. Ou seja, a partir do momento que a persona demonstra interesse por algum conteúdo que você destinou a ela, que pode ser um post de blog, infográficos, mapas e e-books é a hora que a sua equipe do comercial entrará em contato com ela. Nesse momento ela já conhece a sua empresa e você já possui alguns dados preciosos dela.
Para saber mais como funciona a prospecção de clientes, veja essas dicas infalíveis de prospecção de clientes
Dica 1 – Antes de iniciar uma ação, qualifique 100% os contatos da lista
Antes de iniciar qualquer outra ação de contatar esse lead é muito importante passa-lo pelo processo de qualificação. Dessa forma, dê atenção a todos os leads gerados e verifique se ele tem mesmo o perfil ideal para o seu negócio.
Dica 2 – Faça uma avaliação prévia do lead antes de entrar em contato
Caso não consiga ajuda-lo deixe-o ir. É muito duro, mas não podemos abraçar o mundo, é preciso cautela e seleção para que consigamos realizar um trabalho de excelência e ajudar de verdade aquele lead que entrou em contato em busca de ajuda.
Dica 3 – Tudo no tempo certo
Escolha o momento ideal de entrar em contato com o seu futuro cliente. Aguarde pelo menos 24h após ele receber o material que foi enviado e depois entre em contato por telefone ou e-mail e pergunte o que achou do material e se pode esclarecer algumas dúvidas. Demonstre sempre que está ali só para ajudar.
Dica 4 – Você sabe como prospectar clientes por telefone?
Esse contato deve ser o mais leve possível, evite discursos prontos. Deixe o cliente se sentir o mais confortável que você puder. Imagine que esteja falando com um velho amigo e saiba escutar também!
Dica 5 – Não deixe passar nada durante o contato
Toda informação dada pelo seu cliente é importante e precisa ser levada em consideração. Garanta que seu telefonema foi realmente importante e não deixe passar nenhuma informação relevante.