Segundo a presidente do Magazine Luiza, questionar, valorizar as pessoas e inovar são ações muito importantes para quem tem uma empresa. É assim que ela estimula o empreendedorismo. Como presidente de uma das maiores redes varejistas do país, esse estímulo é um objetivo de vida.
Luiza Helena Trajando é uma das mulheres mais poderosas do país. Há mais de 20 anos está à frente da rede Magazine Luiza. Ela inspira e motiva empreendedores por todo o Brasil.
O empreendedorismo na vida de Luiza começou muito cedo. Aos 12 anos ela aproveita as férias da escola para cuidar do balcão da loja de sua família. Aos 18 anos, ela começou a trabalhar oficialmente na rede de varejo. Foi lá que ela passou por todas as áreas da empresa até chegar ao topo do comando.
Empreendedorismo não é uma tarefa fácil, mas para começar é preciso dar o primeiro passo em direção aos sonhos. Não pode ter medo, empreender é superar, ultrapassar os limites e descobrir novos caminhos.
7 lições de empreendedorismo de Luiza Trajano
Confira agora, alguns dos aspectos do estilo de gestão de Luiza, eles podem ser aplicados no comando de pequenas e médias empresas. Veja alguma, das lições de empreendedorismo:
- Questione: “Não interessa a sua posição, você tem que perguntar. Você tem que acumular tanto conhecimento quanto for possível”, diz Luiza;
- Valorizar as pessoas: O papel de uma empresa não é só pagar pelos serviços prestados pelos colaboradores. Cada um deve ser valorizado e ter a chance de crescer junto na empresa, já que sem eles a empresa não seria nada;
- Faça propaganda: Quando a empresa se associou ao programa do Faustão, lotando aviões de produtos e dando prêmios, a empresa teve um ótimo retorno;
- Inove: Inovação é o que faz uma empresa se diferenciar das outras. O Magazine Luiza foi a primeira rede a fazer grandes promoções e abrir as portas às 5h da manhã em determinados dias;
- Não escute os pessimistas: Sempre haverá alguém para dizer que tal ideia dará errado. Segundo Luiza “Às vezes, é melhor se juntar a quatro ou cinco pessoas de confiança e fazer as mudanças”.
- Todo dia é importante: Todo dia é uma nova chance para fazer mudanças e melhorar a empresa;
- Pare de reclamar: Uma postura da Luiza que deve ser destacada é que ela é o tipo de pessoa que só agradece. Ao invés de reclamar pense em soluções.
O empreendedorismo deve ter como base os seguintes pilares estratégicos: Pessoa, multicanalidade, financeiro e cliente.