A notícia do fim do emissor gratuito veio da Secretaria da Fazenda e é válida para todos os estados. De acordo com a notícia da SEFAZ, quem faz o uso do emissor gratuito, precisará buscar outro emissor. O fim do emissor gratuito vai impactar tanto quem emite NF-e, quanto quem emite CT-e.
O programa de emissão de notas foi desenvolvido pela SEFAZ e distribuído pelas secretarias estaduais de todas as unidades da federação. A decisão pelo fim do emissor gratuito foi anunciada em abril de 2016, porém sua continuidade foi anunciada mais tarde.
A justificativa para o fim do emissor gratuito foi uma pesquisa feita pela própria Secretaria da Fazenda. A pesquisa apontou que grande parte dos empresários, acabou migrando para outros emissores mais completos e integrados com outros softwares. Tudo isso levou a Secretaria, a optar por determinar o fim do emissor gratuito de nota fiscal.
Com o fim do emissor gratuito qual a melhor alternativa?
No início, o emissor gratuito de NF-e da SEFAZ era oferecido pelo Governo, como uma forma de incentivo a padronização eletrônica das notas fiscais. Depois da queda do uso da ferramenta, desde 2006, levou a SEFAZ a repensar o emissor. O aplicativo é limitado em suas funções e o mercado possui outros que possibilitam integrações com os demais sistemas das empresas.
Com a possibilidade do fim do emissor gratuito, muitos usuários passaram a adquirir um sistema de emissão de notas fiscais pagos. Para quem não quer permanecer na dúvida, investir em um sistema emissor de notas fiscais é a melhor opção.
Para isso, a Siac Net oferece soluções para os mais diversos segmentos. As empresas que desejam emitir suas notas fiscais por meio de um sistema pago precisam seguir alguns passos básicos como:
- Fazer o credenciamento no Sefaz;
- Obter o certificado digital;
- Cadastrar no novo emissor.
Aproveite o momento e invista em um sistema completo para o seu negócio, conheça as soluções da Siac Net.