O financiamento coletivo, ou crowdfunding, é um meio alternativo criado para financiar ideias através da colaboração de muitas pessoas. São plataformas de financiamento coletivo, que estão crescendo cada vez mais. O número de projetos e usuários que confiam nesse tipo de negócio são muitos. É uma forma de testar suas ideias sem a necessidade de negociar financiamentos bancários.
O financiamento coletivo é uma forma de crescimento para as pequenas empresas e também, um grande aliado de empresários de diversos setores. O Crowdfunding foi a solução encontrada para resolver o problema do aporte inicial, muito mais simples que solicitar investimento financeiro.
Como funciona o financiamento coletivo?
Para que um microempreendedor possa se beneficiar do financiamento coletivo, primeiro ele precisa colocar o seu projeto em um site de crowdfunding. Lá ele deve estipular quanto dinheiro é necessário, para tornar o projeto realidade e então, oferecer recompensas diferentes por faixa de valor aplicado.
O idealizador recebe o montante, se o valor for alcançado até o prazo estipulado. Existem algumas plataformas mais flexíveis, que admitem o recebimento, mesmo não tendo alcançado a meta.
Para utilizar o financiamento coletivo é preciso formalizar a ideia, tirá-la do papel. Crie um projeto consistente, que atraia a atenção de investidores e captar recursos para a empresa. Verifique o que há de interessante em seu negócio, que vale a pena o investimento. Saiba qual o seu potencial de crescimento.
Também é preciso encontrar a melhor forma de vender o seu conceito. Os investidores precisam acreditar na sua ideia, tanto quanto você. Pense nas recompensas que serão oferecidas, para os investidores que desejam fazer parte do seu projeto.
Como fazer para seu projeto ser escolhido?
Para que seu projeto seja escolhido por investidores, ele precisa se mostrar atrativo e algumas ações básicas como:
- Demonstrar consistência no projeto;
- Garantir viabilidade da ideia com algum diferencial;
- Cuidar da contabilidade;
- Se preocupar com a gestão;
- Saiba vender a sua ideia.
Para atrair novos investidores para o seu negócio, cuide bem da sua empresa antes mesmo dela nascer. Quanto mais promissora for a sua empresa, mais interessante ela será aos olhos de quem tem dinheiro para investir.