A Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás (Sefaz) promove lançamento da Nota Fiscal do Consumidor Eletronônica (NFC-e), na terça-feira, 14 de junho, às 14h30, no Auditório da Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG). O documento eletrônico do consumidor, adotado pela maioria dos Estados, poderá ser utilizado por todas as empresas do comércio varejista no Estado.
A NFC-e substitui o cupom fiscal comum que o consumidor recebe ao realizar compras em supermercados, lojas de roupas, padarias, restaurantes, entre outros, ou seja, em grande parte dos estabelecimentos comerciais – que emitem o cupom fiscal gerado por ECF e nota fiscal modelo 2 de venda a consumidor. Trata-se de um documento 100% digital que elimina os gastos com papéis e que visa garantir mais eficiência, economia e dinamismo nas negociações comerciais.
Em nota, a Sefaz explica que as principais vantagens para o empresário são a redução de custos e a desburocratização na implantação e manutenção do sistema. Para se ter uma ideia da economia, uma rede de supermercados terá economia de R$ 60 mil a R$ 100 mil em equipamentos de informática na instalação de nova unidade em Goiânia. Além disso, o repasse à Sefaz dos dados das vendas será feito de forma automática e instantânea. O sistema será interligado ao da Nota Fiscal Goiana, o que contribuirá para resolver a maior reclamação dos consumidores inscritos no programa, que é o não aparecimento da nota fiscal em sua conta, no site da Nota Goiana.
Segurança nas compras, agilidade, maior transparência e controle dos documentos são, ainda, outras vantagens para o consumidor, uma vez que a nota fiscal poderá ser consultada online a qualquer tempo, utilizando a chave de acesso da nota ou o código.
Como aderir?
As empresas interessadas em implementar a NFC-e devem se credenciar, pelo site da Secretaria www.sefaz.go.gov.br, acessando o banner da Nota Fiscal Eletrônica ou consulte a empresa desenvolvedora do seu software de gestão empresarial.