Especialistas afirmam que os altos e baixos da inflação podem afetar a recuperação da economia brasileira. Atualmente, o país vivencia um cenário de incertezas que está afetando muitos comércios.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho houve uma inflação negativa de 0,23%. Também houve uma queda de três pontos percentuais no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse é o indicador oficial da inflação no país.
Tudo isso faz parecer que o cenário está promissor para a recuperação dos pequenos negócios no Brasil. Mas não é o que mostra o Índice de Confiança do Pequeno e Médio Empresário. O índice foi realizado pelo Insper e o banco Santander e divulgado pelo Valor Econômico.
Entre os mais de mil gestores ouvidos, a desconfiança ainda predomina. Confira os resultados:
- 39,2% dizem que a queda da inflação não tem efeito sobre os negócios;
- 20% tem expectativa de uma redução de custos;
- 18,7% apontam para uma estabilidade dos negócios;
- 13,5% esperam o aumento nas vendas;
- 6,7% acreditam que é possível realizar investimentos e empréstimos.
Os reflexos da inflação
O IPCA é o indicador de medição da inflação mais conhecido no país voltado ao consumidor e não às empresas. Porém, ele serve como parâmetro em relação à expectativa de consumo, o que reflete mais adiante no faturamento dos negócios.
Mesmo quem não é empresário vale a pena ficar atento aos índices gerais de preço e acompanhar o quadro de deflação. O vai e vem da inflação não passa despercebido pelas pequenas empresas, mesmo sendo quase impossível prever com precisão o comportamento desses indicadores em longo prazo. Por isso é fundamental que o gestor acompanhe a sua evolução e tenha uma estratégia adequada para enfrentar os principais cenários.
Uma excelente forma de acompanhar e ter maior controle dos negócios é investindo em um sistema de gestão Siac Net, um sistema desenvolvido para pequenas empresas com grandes sonhos. Além de ser um sistema de gestão completo é uma excelente solução para reduzir custos, otimizar negócios e alavancar as vendas da sua empresa.