mortalidade das micro e pequenas empresas

Mortalidade das micro e pequenas empresas e seus fatores

A mortalidade das micro e pequenas empresas é uma situação que compromete um crescimento ainda maior. O crescimento da economia em países emergentes depende da criação de empresas, pois gera trabalho e renda para a população.

Todos os anos no Brasil, cerca de 1,2 milhão de novos empreendimentos são criados. Desse número, 99% são micro e pequenas empresas, isso de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae). Ainda de acordo com os dados do Sebrae, um a cada quatro novos negócios não sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade.

Um dos principais motivos da mortalidade das micro e pequenas empresas é a falta de planejamento e de capital de giro. A cada ano, micro e pequenas empresas alcançam uma participação maior na economia. De acordo com o IBGE, o número de empresas que se destacam como grandes geradoras de emprego e renda, chega próximo a 90%.

Outra pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que quase 70% dos postos de trabalho e 20% do PIB, são representadas pelas micro e pequenas empresas. Apesar desses dados, ainda são altos os índices de mortalidade das micro e pequenas empresas precoce.

O problema da mortalidade das micro e pequenas empresas

Antes de abrir uma empresa é fundamental que os pequenos empreendedores façam um plano de negócios, para evitar a mortalidade das micro e pequenas empresas. Esse plano é capaz de mostrar que o investimento não é tão interessante quanto se imaginou.

É fundamental que o empreendedor tenha um bom conhecimento do mercado em que atua e, tenha uma boa percepção dos clientes em potencial. Fazer o planejamento inicial é essencial para garantir a sobrevida da empresa. A empresa que se prepara tem uma chance em quatro de sobreviver aos primeiros anos. Uma chance a mais, sobre a empresa que não se prepara.

Outro fator importante que está relacionado à mortalidade das micro e pequenas empresas é a perda de funcionalidade. Isso acontece quando ninguém mais está comprometido com a sua existência, o que significa a morte da organização.

Em geral, a definição de mortalidade está relacionada a dois elementos:

  • A falta de funcionalidade;
  • Descomprometimento de todos com a existência da organização.

A mortalidade das micro e pequenas empresas possui diversas causas, porém é possível se antecipar e evitar esse problema. Veja alguns exemplos:

  • Conhecendo melhor o mercado em que irá atuar;
  • Guardar dinheiro para o capital de giro;
  • Fazer a divulgação para que possíveis clientes saibam da sua existência;
  • Ter um bom controle financeiro;
  • Qualificação da equipe.

Ao abrir uma empresa é preciso investir em soluções, que ajudem alavancar os resultados dos negócios.