Motivação dos colaboradores: um ingrediente essencial para o sucesso da sua empresa

Se você é um empreendedor, certamente a sua trajetória até o momento foi recheada de desafios, adversidades e superações. Você sonhou alto e investiu pesado para ter o seu próprio negócio. Como atual chefe, você conhece cada detalhe de seu empreendimento e determina a cultura, visão e valores de sua empresa.

Uma das vantagens de ser o proprietário, é estar sempre motivado para concretizar tudo que você planejou para a sua empresa. Afinal, você deu sangue, suor e lágrimas para que tudo ficasse como queria, além é claro, de todo o dinheiro investido no negócio.

Mas, apesar de tanto esforço, é preciso saber que ele por si só não basta para colocar a sua empresa no topo do sucesso. Isso, porque todo trabalho é realizado em equipe, e, portanto, chegar ao êxito exige uma sintonia e espírito de união conjunta. Você precisa de colaboradores felizes, motivados e capacitados a oferecerem o melhor para o seu negócio.

E aqui nasce a grande questão: como você inspira seus colaboradores a incorporarem sua visão e buscarem o sucesso?

Visão de negócios e cultura empresarial: valores para serem compartilhados

A cultura empresarial é o coração de qualquer empresa. Se o seu negócio possui uma organização e hábitos altamente positivos, seus colaboradores irão trabalhar com mais qualidade e dedicação, o que consequentemente, afetará o seu retorno financeiro, que será muito mais lucrativo.

 E não se trata de exigir que seus funcionários fiquem mais tempo na empresa e façam horas extras: ao contrário, refere-se ao cuidado para que tenham melhor qualidade de vida, se sintam mais felizes e melhorem o desempenho em suas rotinas produtivas.

Outro fator elementar para implantar uma cultura é ter uma declaração assertiva da missão de sua empresa. Esse documento pode inspirar e fortalecer os seus colaboradores em torno da causa pela qual o seu negócio existe. Mas antes de compartilhar o documento com todos, certifique-se de que você está planejando metas tangíveis e concretas.

Se você ainda não tem uma missão definida, este é um ótimo momento para desenvolvê-la. Repense e analise seu negócio, veja qual é o seu maior propósito e defina suas aspirações mais relevantes. Mais do que simplesmente lucrar, todo empresário precisa saber que tipo de valor e benefício está entregando para a comunidade através de seu trabalho, por isso, agarre-se nessa ideia e motive sua equipe.

Contrate as pessoas certas

Ter funcionários alinhados aos objetivos da sua empresa é um aspecto que deve ser trabalhado desde o princípio, na hora da contratação. Por isso, não basta procurar os candidatos mais qualificados: na hora da entrevista, vá além das credenciais de formação acadêmica e experiência e veja o que este colaborador pode oferecer para o crescimento da sua empresa.

É importante encontrar colaboradores que tenham um ritmo e objetivos parecidos com os da sua empresa. Assim, será muito mais fácil motivá-los e fazer com que se conectem aos seus valores.

Para empresas de pequeno porte, esta etapa, em especial, pode ser muito mais desafiadora, pois é comum que familiares e amigos desejem se integrar ao time, mesmo que não se encaixem bem no modelo ou ramo de negócio. Não é fácil lidar com a situação, por isso, será preciso ter pulso firme e analisar se a permanência dessas pessoas em sua empresa faz sentido ou não.

Ouça seus colaboradores e motive-os!

A escuta atenta é uma das partes mais importantes de qualquer relacionamento: seja ele profissional ou pessoal. Estamos em constante contato com seres humanos, repletos de necessidades, potencialidades, angústias e alegrias. Mesmo que as pessoas assumam um comportamento corporativo, formal e compenetrado, é importante lembrar que continuam sendo pessoas e merecem toda a nossa atenção e cuidado.

Por isso, adote o hábito de ouvir o que seus colaboradores têm a dizer. A maneira como você recebe os retornos de seus funcionários pode ser determinante para o seu sucesso ou fracasso, afinal, são eles que lidam diariamente com os seus clientes.

Não é á toa que as empresas onde os colaboradores são mais ouvidos, angariam mais sucesso porque os funcionários se sentem mais conectados e responsáveis pelo que fazem. Se você estiver sempre disposto a oferecer oportunidades e sucesso aos seus colaboradores, eles certamente farão o mesmo por você.

Rumo ao sucesso!

Coloque nossas dicas em prática, invista em uma boa gestão para o seu negócio e esteja sempre aberto para a inovação e empreendedorismo. O sucesso virá com absoluta certeza!