Falta de conhecimento em regras de precificação, um problema empresarial grave que tem contribuído para o fechamento de diversas empresas. Muitos empresários, desde os iniciantes até os mais experientes, frequentemente encontram dificuldade em estabelecer o quanto cobrar por produtos e serviços.
Alguns precificam os produtos com base nos preços praticados pela concorrência ou de acordo com o valor que eles “acham” que o produto vale, colocando preços que não cobrem todos os seus custos e despesas. As justificativas para estas práticas são inúmeras: há quem diga que não consegue lucro e têm dívidas com bancos e fornecedores, enquanto outros culpam a falta de experiência e conhecimento para lidar com números. Se você também tem precificado os produtos da sua empresa dessa forma, vale repensar a questão e adotar cálculos com planejamento e objetividade.
Como encontrar o preço adequado?
De acordo com o Sebrae, a definição do preço adequado de venda de um produto/serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. Por isso, antes de tudo, é preciso ter em mente que o preço de venda ideal é aquele que cobre os custos, as despesas fixas e variáveis e ainda gera lucro.
Antes de começar a calcular o preço de venda, é necessário entender o que é custo e despesa. Custos são valores gastos diretamente na aquisição do item, elaboração do produto e realização de serviços. Já as despesas representam os gastos na comercialização de produtos e serviços na administração das atividades comerciais.
As despesas podem ser variáveis ou fixas. As primeiras mudam de acordo com o volume de negociações ou serviços prestados, como comissões, fretes e impostos ligados ao faturamento para o cliente. O segundo grupo não se altera, como aluguel, faturas de água, telefone, internet e material de escritório.
É importante frisar que este cálculo resulta no valor mínimo a ser cobrado, representando apenas um inicial para que o empresário encontre o melhor valor e avance em suas negociações. Em todo caso, planejamento, organização e uma boa estratégia de vendas são elementos fundamentais para manter sua empresa em pleno funcionamento, evitando transtornos que são quase sempre irreversíveis. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre as regras de negócio do seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.