O início de um novo ano é o momento ideal para avaliar o trabalho desenvolvido por sua empresa e voltar sua atenção para o futuro, desenvolvendo um bom planejamento estratégico. Quais são seus objetivos de negócios para o próximo ano e que tipo de planejamento você precisa fazer para chegar lá?
O planejamento estratégico de negócios basicamente responde a três perguntas:
- Como está o desempenho da sua empresa?
- Quais metas de negócios você deseja definir para o Ano Novo?
- Quais são as melhores maneiras de atingir seus objetivos?
Veja como planejar um 2019 de sucesso para sua pequena empresa com mais detalhes, seguindo estas sete etapas.
1. Defina seus objetivos
O primeiro passo em direção a qualquer planejamento estratégico é determinar para onde você está indo, por isso, especifique em termos concretos o que você gostaria de realizar neste ano. Seja específico. Não diga apenas que você gostaria de aumentar as vendas. Por quanto? Em qual área? Como? Quanto mais claro você for, mais fácil será mapear maneiras de alcançar seus objetivos.
Há três áreas a considerar ao definir suas metas:
- sua visão para o negócio;
- a missão do seu negócio e;
- seus valores pessoais.
Sua visão é o que o levou a começar o negócio em primeiro lugar. O que você viu quando olhou para o futuro? Por que você começou este negócio?
Sua missão é especificar o que você gostaria de realizar, seja disponibilizar o melhor serviço ou melhor atendimento.
Seus valores abrangem o que é importante para você na maneira como administra sua empresa. O que você gostaria que seus funcionários e clientes experimentassem?
Articular essas três coisas – sua visão, missão e valores – ajudará você a implementar uma estratégia para realizá-las. Seu plano afetará tudo, desde o número de funcionários contratados até os tipos de bens e serviços que você oferece.
2. Faça um teste de realidade
Agora que você analisou onde gostaria de estar, descubra sua posição em relação a essas metas no planejamento estratégico. Os números de vendas são uma maneira de avaliar como você está, mas o sucesso pode significar muitas coisas. Tudo se resume ao que o sucesso significa para você.
O dinheiro é provavelmente um fator importante, mas também ajuda a pensar em termos de como é o envolvimento da sua comunidade, o quanto seu negócio é sustentável e que tipo de programas você tem em vigor para seus funcionários. Mais uma vez, faça um diagnóstico levando em consideração a sua visão, missão e valores.
3. Escolha seu foco
Quando você souber onde está, comparado a onde gostaria de estar, comece a descobrir como chegar lá. Muito provavelmente, você terá mais coisas na sua lista do que você pode conseguir de uma vez, então você provavelmente terá que escolher prioridades ou uma ordem para prosseguir.
Com base em seus recursos e capacidades, escolha um punhado de alvos específicos e comece o planejamento. Escolher apenas algumas coisas para se concentrar ajudará você a atingir seus objetivos na atualidade. Pode parecer simples, mas trabalhe em direção aos seus pontos fortes e se esforce ao máximo para eliminar as fraquezas.
4. Saber quando dizer não
Ao iniciar ideias, sempre mantenha sua visão para a empresa e seu objetivo em mente. Rejeite qualquer estratégia que não se encaixe. Você também terá que arquivar ideias para as quais não tem recursos no momento. Elas podem ser maravilhosas, mas você precisará das pessoas certas, instalações, tempo e dinheiro para colocar suas estratégias em prática. Por isso, não planeje o que não é possível. Entenda o que você pode realizar e o que você não consegue.
Se você tem planos ambiciosos – e por que não? – não tenha medo de planejar como chegar lá no futuro. Talvez você não tenha os recursos hoje, mas parte do que você está planejando é poder desenvolver em áreas que ajudarão você a realizar o que deseja no futuro. Concentre-se em como expandir seus negócios, melhorar os produtos e serviços oferecidos e melhorar a maneira como administra sua empresa.
5. Crie sua estratégia de implementação
Seu plano estratégico equivale a nada além de um exercício intelectual até você começar a implementá-lo. Seu próximo desafio será realizar o trabalho para executar suas ideias, fazer alterações e monitorar seus efeitos.
Descubra como e quando você abordará cada elemento do seu plano. Para a implementação do seu plano ser bem-sucedida, é útil atribuir responsabilidades, atividades, prazos e orçamentos específicos.
6. Avaliar o desempenho do seu plano
O planejamento estratégico não é um negócio único, mas um processo contínuo. Você precisará avaliar como as coisas estão indo depois de colocar o plano em prática. À medida que você avança, não tenha medo de mudar de curso se algo não estiver dando certo do jeito que você pensava, e não tenha medo de um pouco de desconforto ao alterar a maneira como você está fazendo as coisas.
Agende o horário para ver o que está funcionando e o que pode precisar de ajustes. Certifique-se de que você e sua equipe estão sendo claros sobre suas metas e o que precisa ser feito. Para partes do plano, você pode decidir por uma verificação diária ou semanal para ver como a implementação está indo. Para outras alterações, as revisões mensais ou trimestrais serão suficientes.
7. Invista em estratégias de gestão empresarial
Não tente controlar tudo sozinho. Você vai precisar de ferramentas para ajudar a gerenciar o negócio. Neste sentido, é bom contar com um sistema de gestão empresarial.
Esses softwares são ideais para controlar as vendas, finanças, estoque, aumentar a produtividade, reduzir custos e ajudar a sua empresa a cumprir com todas as obrigações fiscais, incluindo a emissão de NF-e, NFC-e e NFS-e.