Diversas histórias circulam pela internet e tentam explicar o surgimento da Black Friday. A mais aceita assegura que a Sexta-Feira Negra (tradução livre) nasceu na década de 1960, nos Estados Unidos (EUA), a partir de uma gíria policial da Filadélfia, Pensilvânia.
Segundo os relatos, o termo teria sido utilizado pelos profissionais da lei como meio de se referirem ao grande movimento de gerado por pessoas e carros que circulavam em torno de compras nas ruas após o feriado de Ação de Graças.
Apesar de não ser um período querido pelos policiais, os lojistas adoravam a intensa circulação de pessoas que se avolumavam em busca dos descontos. Para esses empreendedores, a Black Friday marcava o início da temporada de compras de Natal.
Não demorou muito para que os EUA exportassem a Black Friday para outros países. No Brasil, a data começou a ser adotada oficialmente em 2010, sobretudo, pelas lojas online.
Desde então, o dia é esperado por consumidores de todas as partes do país, ansiosos por ofertas de lojas físicas e virtuais. ]
Para as empresas, é o momento certo de ampliar as vendas, conquistar e fidelizar clientes.
Continue lendo o artigo e veja como aproveitar este momento para lucrar mais com suas vendas!
Minha empresa pode investir na Black Friday?
Na Black Friday, as vendas de produtos para consumidores (B2C) são as que mais geram movimentações financeiras. No entanto, com a popularização da data muitas empresas que comercializam produtos ou serviços para outros empreendimentos (B2B) estão aderindo ao dia promocional.
Se a sua empresa está alocada no primeiro grupo, saiba que este é o momento certo para fazer um verdadeiro queima, promovendo as vendas de Natal e liberando o estoque para o novo ano que se aproxima.
No entanto, se você trabalha com vendas complexas e deseja ampliar a sua oferta de itens e serviços para outras empresas, aposte na redução de preços de contratação, reativação de clientes, renegociação de dívidas e aceleração de negociações que já estavam em andamento.
Como minha empresa deve participar da Black Friday?
Quando aportou no Brasil, a Black Friday passou por rejeições e até foi chamada de Black Fraude. Isso porque muitas empresas aumentavam os preços dos produtos semanas antes da data, e só os diminuíam no dia da promoção.
Atualmente, existem várias ferramentas que possibilitam ao consumidor efetuar o monitoramento dos preços. Sabendo que os clientes estão mais empoderados e informados, as empresas ficam um pouco mais inibidas para cobrar a “metade do dobro”.
Se você quer participar da Black Friday, fique atento e ofereça descontos reais. Enganar o consumidor ou criar uma falsa promoção pode trazer prejuízos irreparáveis para a sua marca e para suas vendas.
Hoje, as empresas precisam vender mais do que produtos. Os clientes não desejam apenas adquirem itens palpáveis, pois também anseiam por identificarem-se com valores, visões e posicionamentos. Neste contexto, ser transparente e verdadeiro é o primeiro passo para obter êxito com suas ações.
Preparação para Black Friday
Não importa se você vai efetuar as vendas via loja física ou virtual. Ambas necessitam de ajustes prévios para a Black Friday.
Em relação às vendas virtuais, se você já participou de outras edições do dia promocional, considere analisar os dados obtidos nas edições anteriores para otimizar os resultados do ano vigente. O número de comercializações, receita e clientes adquiridos podem auxiliar no estabelecimento de metas coerentes.
Se você possui um e-commerce, reforce a estrutura do seu site para que ele não saia do ar com os acessos simultâneos. Oferecer um atendimento online de prontidão é outra medida bastante eficaz, já que os consumidores precisarão de soluções e respostas rápidas nas interações com sua marca.
Se você nunca participou de uma Black Friday, não tenha medo de investir. Estabeleça um plano de ação, demarcando cada uma das ofertas, ações e possíveis necessidades de seus clientes. Tenha uma equipe preparada para atender as demandas de forma assertiva e não hesite em oferecer descontos. As finanças da sua empresa agradecem!
Se o seu negócio gira em torno da loja física, organize tudo com antecedência, prepare sua equipe e faça o possível para manter um bom nível de atendimento durante a data.
O grande fluxo de pessoas pode alterar a rotina da empresa, deixando o clima propenso para problemas. Neste caso, definir um roteiro para ações emergenciais pode auxiliar na gestão e organização das vendas durante a data.
Dicas extras para lucrar na Black Friday
Que tal começar o seu planejamento para Black Friday agora mesmo? Vamos deixar um mini roteiro para você programar suas ações. Confira!
- Passo 1: Definindo Produtos
Aposte na venda de itens que podem ser oferecidos com maior margem de desconto; parados no estoque e produtos baratos que já possuem um bom índice de venda e que atraem compradores para demais exemplares da sua empresa.
Se você comercializa produtos virtuais ou serviços, as chances de lucratividade dobram, já que não há custo para produção dos itens. Não tenha medo de conceder descontos!
- Passo 2: Divulgar é Preciso
Você já definiu os produtos que serão comercializados com precinhos arrasadores, não é mesmo? Tudo pronto? Nada disso! É hora de montar a sua estratégia de marketing e divulgação.
Estipule gatilhos com boas ofertas, gere suspense e expectativa para o grande dia da Black Friday e faça seus clientes se apegarem emocionalmente ao valor dos produtos.
Não se esqueça de mencionar o caráter de urgência da promoção: com um só dia para levarem os produtos para suas casas com preços tão especiais, os seus clientes vão ficar mais propensos a fecharem negócios.
- Passo 3: Revise Tudo
Você vai ter apenas um dia para a Black Friday, certo? É por esse motivo que tudo precisa estar perfeito na data. Nada de erros, falhas ou imprevistos.
Revise os preços, imagens e formas de atendimento para evitar dores de cabeça. Faça um roteiro de ações, antecipe possíveis questões e deixe respostas pré-prontas para facilitar as interações.
Com essas medidas, suas chances de sucesso dobram!
Boas vendas!