Receita Federal

Receita federal: porque ficar em dia com a fiscalização?

A fiscalização da Receita Federal é um procedimento de auditorias fiscais, mais conhecida no Brasil e também, a mais temida pelos empresários. Por intermédio dos auditores, as secretarias da fazenda, espalhadas pelo país, realizam periodicamente o cruzamento de dados. O objetivo é encontrar entre as empresas ativas no Brasil, tributos não recolhidos e obrigações acessórias não cumpridas.

Esse processo de fiscalização é uma forma de evitar problemas com a Receita Federal. Segundo a própria: “A receita federal realizará procedimentos de verificar indícios de movimentação financeira incompatível com os valores de receita e rendimentos declarados. As diferenças por si só não configuram omissão de receitas. Todavia a experiência mostra que a maioria dos casos selecionados implica em procedimentos com lançamento tributário”.

Com isso a Receita Federal fará uma seleção de tudo. Levando em consideração a empresa que teve como rendimento um valor muito superior. O que será levando em conta nesse processo de transação são as informações amparadas pela declaração do imposto de renda.

A importância da fiscalização da Receita Federal

Para começar é preciso saber que se os documentos fiscais da empresa não estão devidamente organizados e armazenados. Caso contrário, de acordo com a legislação tributária da Receita Federal, podem ocorrer sérios riscos de ser autuada.

As empresas tem a obrigação de se manterem regulares perante o órgão, essa é uma exigência legal. Além disso, existe uma série de fatores que motivam os empresários a se manterem em dia com suas obrigações fiscais.

Fique em dia com a Receita

Conheça esses bons motivos para se manter em dia com a Receita Federal:

  • Evite sansões em uma fiscalização federal: são muitos os processos de fiscalização e cobrança de impostos: SPED, EFD, ECD, ECF, DIPJ, IRPJ e CSLL. Todas as informações obtidas são enviadas aos órgãos e são integradas e vinculadas. Apurar e pagar corretamente todos os tributos evita o risco de sofrer sansões e autuações provenientes de uma fiscalização federal.
  • Cumpra estritamente os preceitos legais: a partir do momento em que uma empresa é registrada como pessoa jurídica, ela contrai uma série de obrigações e determinações. Todas devem ser seguidas à risca, como o pagamento de tributos e o cumprimento das obrigações acessórias. Essas são obrigatoriedades legais que recaem sobre uma empresa ativa no Brasil.
  • Mantenha a empresa regular perante o fisco: pague os impostos, esteja em dia com as obrigações tributárias. Essa é a única forma de manter regular perante o fisco. Uma empresa irregular não consegue atualizar suas certidões negativas de débitos. Isso impede sua participação em licitações ou contratos com órgãos públicos.
  • Mantenha o foco na gestão e na administração da empresa: quando a empresa se mantem em dia perante o fisco federal, ela pode manter o seu foco voltado exclusivamente à gestão e administração do seu negócio. Há muitas empresas que perdem tempo gerenciando caixa 2, na tentativa de burlar o sistema de fiscalização tributária. Quando a empresa se mantem em dia com suas questões fiscais, sobra mais tempo para cuidar das estratégias de vendas e a administração do negócio.
  • Contribua para o crescimento e desenvolvimento do país: isso pode até soar estranho em meio à utilização dos impostos de forma errada ou desviado pela corrupção. Mas é também, por meio dos impostos, que o governo é capaz de manter todos os serviços públicos, que são essenciais a sociedade.

Segundo a Receita Federal a adesão ao SPED propiciou a eliminação de declarações erros de preenchimento, que antes eram comuns.