Mesmo se você precisar fechar devido a problemas de saúde e segurança, existem maneiras de continuar atendendo seus clientes durante o surto de coronavírus.
O distanciamento social , embora seja bom para a saúde pública, é ruim para as pequenas empresas. O tráfego de pedestres caiu acentuadamente desde o surto de coronavírus, à medida que mais e mais clientes ficam em casa e ficam em quarentena. Muitos empresários estão preocupados que o impacto do COVID-19 seja mais profundo e duradouro do que o previsto. Como resultado, os comerciantes de todos os setores estão procurando maneiras de manter o relacionamento com o clientesdurante o bloqueio do coronavírus. Aqui estão algumas dicas para manter seus funcionários e clientes envolvidos à distância.
Comunique-se proativamente com seus clientes
A situação está evoluindo rapidamente, e ninguém sabe ao certo quais notícias cada dia trarão. Os clientes podem simpatizar com os comerciantes que enfrentam uma crise, desde que você se comunique com eles adequadamente. Informe seus clientes se você está fechando suas portas, alterando seu horário e quais medidas você está tomando para manter seus funcionários e ambiente de trabalho seguros e limpos. Se sua loja estiver fechando, notifique seus clientes em seus canais de mídia social, por e-mail e em seu site. Se sua loja estiver aberta, descreva as etapas que você está tomando para reduzir os riscos.
Além disso, ofereça a eles uma maneira de permanecerem conectados. Os clientes que passam mais tempo em casa ainda precisam comprar coisas. Direcione os consumidores para sua loja de comércio eletrônico, receba pedidos pelas redes sociais e esteja preparado para que mais pessoas visualizem seu site do que nos meses anteriores.
Promova seus cartões-presente
Os cartões-presente fornecem uma infusão imediata de dinheiro e garantem que um cliente retornará ao seu negócio no futuro. Nos restaurantes, onde as margens já são notoriamente reduzidas, os cartões-presente podem ajudá-lo a permanecer à tona até que a crise passe.
Ofereça um programa de cartão de presente eletrônico para reduzir o risco de contato humano ou trabalhe com um parceiro de entrega terceirizado como o Uber Eats para aceitar seus cartões de presente no local.
Transmita ou converse por vídeo com seus serviços
Fique digital com seus serviços para continuar a fornecer acesso a seus clientes que estão em casa. Tutores, personal trainers e até mesmo terapeutas estão se disponibilizando virtualmente. Use uma ferramenta gratuita como o Google Hangouts, o Skype ou o Zoom para oferecer seus serviços remotamente.
O proprietário de um salão de beleza, por exemplo, pode postar um vídeo mostrando como fazer retoques na raiz em casa para clientes que pintam os cabelos. Isso vai manter viva sua conexão com seus clientes, e eles perceberão que você se importa com eles.
Realize um evento online
Para alguns comerciantes, o maior ponto de dor veio de eventos cancelados.
Reconheça que a maioria dos consumidores deseja entretenimento enquanto fica em quarentena em casa. É aqui que o Facebook Live ou o Instagram Live podem ser úteis. Se você planejou abrir uma loja, lançar um produto ou comemorar aniversário, mova-o para um dos canais de mídia social de transmissão ao vivo. É uma ótima maneira de manter seus clientes envolvidos, além de vender seus produtos. Ofereça um código de desconto especial para as primeiras 100 pessoas que transmitirem seu evento ao vivo ou crie um “exclusivo” nos bastidores para analisar um novo produto para os clientes em sua lista de e-mail. Seja criativo com a forma como você pode fazer com que os clientes se envolvam com seu conteúdo à distância.
Use descontos para sua vantagem
Agora é um bom momento para atrair compras a longo prazo com descontos. Se estiver alinhado com o seu modelo de negócios, incentive os clientes a manter uma associação de um ano agora a um preço mais baixo. As academias podem oferecer descontos para matrículas iniciadas após a passagem do vírus. Se você possui uma loja de varejo, considere oferecer frete grátis ou com desconto para pedidos on-line. Ajude outras empresas de pequeno porte na sua área oferecendo um desconto de 10% se um cliente receber um recibo recente de outro pequeno comerciante (que não seja seu concorrente).
Estas são algumas dicas que vão minimizar os impactos do coronavírus sobre a sua empresa. É preciso criar estratégias para continuar relevante para seus clientes e também para atendê-los da melhor maneira possível. Se neste momento você sentir necessidade de organizar melhor sua empresa, conte com os serviços de ERP na nuvem do Siac Net. Temos soluções adaptadas especialmente para o seu negócio.