O primeiro passo para a emissão de NF-e é ter uma empresa e que ela esteja registrada junto à Receita Federal. Outro ponto fundamental para a emissão de NF-e é ter um certificado digital, ou seja, uma assinatura na web da empresa. Também é necessário adquirir ou adaptar um programa emissor de notas da empresa e credenciar-se na Secretaria da Fazenda.
O certificado digital é necessário para assinar a nota fiscal digital. O certificado digital é o que confere à nota a identificação do emitente de uma forma única e que comprove a sua autenticidade. É como uma “identidade virtual”, pois é ela que vai permitir uma identificação segura.
A emissão de NF-e não pode conter erros para que se consiga finalizar o processo.
Passo a passo para emissão de NF-e
Confira agora, cada passa para a emissão de NF-e:
- Tipo de enquadramento da empresa: esse é um dos fatores determinantes para o processo de emissão de NF-e. O tipo de enquadramento é definido na abertura da empresa. Nessa hora, ter um bom contador é fundamental para ajudar e orientar no entendimento do cenário.
- Certificado digital: para que uma nota fiscal tenha validade jurídica ela precisa de uma assinatura digital. Essa é a melhor forma de provar a sua autenticidade e provar que foi sua empresa que emitiu a nota.
- Cadastro na Secretaria da Fazenda: para emitir a nota fiscal eletrônica é necessário estar cadastrado na Secretaria de Estado da Fazenda, onde a empresa está instalada.
- Adquira um software emissor de NF-e: a Siac Net oferece um bom software que faz muito mais que emitir nota fiscal. A empresa possui um sistema de gestão completo que visa reduzir custos, otimizar negócios e alavancar os resultados.
Conheça a solução Siac Net NF-e, a solução ideal para emissão de NF-e.