segurança da informação

Segurança da informação: a importância de reduzir os riscos na empresa

Segurança da informação é tudo aquilo que engloba a proteção de sistemas, dados e informações, que são valiosos para uma pessoa ou empresa. Apesar das diversas notícias falando da importância da segurança online, o número de pessoas atentas a isso ainda é muito baixo. Mesmo o Brasil estando entre os cinco países que mais sofrem ataques cibernéticos no mundo, o que resulta em um ambiente vulnerável a sérios tipos de crimes.

Essa vulnerabilidade não afeta apenas pessoas físicas. A segurança da informação de empresas, também são fortes alvos dos hackers. A modalidade que é cada vez mais comum desse tipo de crime é o sequestro de servidores. Os hackers invadem computadores de pequenas e médias empresas e deixam todos os dados indisponíveis. Para devolver o controle das máquinas eles exigem um pagamento feito em Bitcoin.

É por meio de informações que culturas evoluíram e grandes feitos foram realizados. Por isso, as informações de uma empresa tem uma importância ainda maior, elas são como um ativo essencial para os negócios. Por isso, merece proteção adequada.

Princípios básicos da segurança da informação

A melhor forma de entender a importância da segurança da informação é conhecendo os seus princípios básicos. Esses princípios são indispensáveis na segurança da informação:

  • Confidencialidade: o acesso aos dados da empresa deve ser restrito somente às pessoas autorizadas.
  • Integridade: salvar as informações nos arquivos pessoais não é a melhor forma de proteção. Pessoas mal intencionadas ou por mera distração, podem modificar essas informações causando sérios prejuízos.
  • Disponibilidade: disponibilizar informações necessárias de forma segura, somente para colaboradores autorizados.

Armazenar dados em nuvens ou servidor privado?

Para muitas empresas, na hora de investir em um sistema de gestão, essa pode ser uma das maiores dúvidas. Saber qual a melhor opção para armazenamento.

O servidor é uma espécie de grande computador comunitário dentro de uma empresa, trazendo muita agilidade e eficiência, uma vez que os dados ficam centralizados em uma única fonte. Essas informações são acessadas por meio de uma conexão interna, rápida e segura.

Já no armazenamento em nuvem, os arquivos ficam guardados em servidores online. O risco de perda é muito menor já que não é um meio físico, para sofrer algum tipo de dano físico ou roubo.

Para a segurança da informação, a escolha depende muito da necessidade de cada empresa. Seja em um servidor ou nas nuvens, o Grupo Siac tem as soluções ideias para o seu negócio.