Seu escritório virtual: os aplicativos de que você precisa para facilitar o seu trabalho

 Antes, o ambiente de trabalho se limitava aos escritórios e edifícios empresariais. Hoje, com o advento tecnológico, as pessoas podem ter um escritório virtual, que possibilita o trabalho em qualquer hora e em qualquer lugar.

A medida facilita e promove equilíbrio entre o trabalho e a vida de cada empreendedor, no entanto, alguns aspectos podem se tornar desafiadores neste cenário, como por exemplo, a necessidade de comunicação com os funcionários ou colegas de trabalho.

Entretanto, há uma gama infinita de aplicativos e ferramentas que podem ajudar os empreendedores a superarem essas adversidades e alcançarem bons resultados. Listamos os principais aplicativos do mercado para você montar um escritório virtual efetivo e prático. Confira!

Sistemas de videoconferência

As videoconferências possibilitam aos empreendedores a participação de videochamadas ou chats de vídeo em tempo real. A grande vantagem de um sistema como este é poder manter uma interação cara-a-cara virtual em tempo real sem estar na mesma área.

O rosto na tela pode criar uma sensação de presença instantânea. Isso acontece porque nós nos comunicamos melhor quando podemos nos ver, então isso pode fazer uma grande diferença quando se trata de transmitir as mensagens desejadas.  

Cabe ressaltar que grande parte desses aplicativos vão muito além da simples videoconferência. Através deles, é possível trocar documentos, dados e mensagens de texto. Além disso, é possível acessar o computador do outro e fazer alterações.

Algumas das melhores opções são:

Skype: trata-se de um dos aplicativos mais populares de videoconferência. Com ele, os  usuários podem acessar as chamadas de vídeo diretamente do Microsoft Outlook. O Skype também permite o compartilhamento de documentos do Microsoft Office e um quadro branco para bate-papo por vídeo colaborativo.

Hangouts: o aplicativo é do Google e está disponível para Android, iOS e versão Web. Ele permite criar videochamadas ou de voz com até 150 pessoas e ainda possibilita a ligação para telefones fixos.

GoToMeeting:  Este é um ótimo produto para quem é novo no bate-papo por vídeo. A interface amigável é fácil para iniciantes em tecnologia. O GoToWebinar e o GoToTraining oferecem diferentes recursos de videoconferência para atender às suas necessidades exclusivas.

Sistemas de gerenciamento de projetos

Administrar um negócio significa acompanhar uma tonelada de peças móveis. Em vez de usar pilhas de notas (ou apenas tentando lembrar de tudo), você pode usar um sistema de gerenciamento de projetos.

Esses aplicativos permitem que você configure tarefas e programações, acompanhe o progresso com sua equipe e muito mais. Muitos desses aplicativos estão disponíveis sem custo ou por um custo mínimo baixo.

Diferentes empresas têm necessidades realmente diferentes no que diz respeito a aplicativos de gerenciamento de projetos, então dê uma olhada em vários antes de decidir o que você acha que funcionará melhor para suas necessidades.

Algumas das melhores opções são:

Casual:  Casual ajuda você a se manter organizado e a caminho com um sistema de fluxograma. O aplicativo é intuitivo para novos usuários, então você não precisa ser um profissional de tecnologia para usá-lo. Está disponível gratuitamente para proprietários de pequenas empresas. Ele não oferece muitos recursos avançados, mas é uma maneira simples de acompanhar seus projetos.

Trello:  Este é outro aplicativo gratuito e fácil de usar que pode ajudá-lo a se organizar de maneira visual. O layout da organização do Trello utiliza notas de post-it virtuais em um quadro branco virtual. O Trello é acessível por meio do iOS e do Android.

Asana:  Asana pode ajudá-lo a gerenciar tarefas individuais, bem como projetos de equipes maiores. O Asana cria listas de verificação virtuais e compartilháveis ​​para manter você e sua equipe organizados. O Asana é gratuito para até 15 membros da equipe ou funcionários.

Apps de bate-papo

Uma das maiores diferenças entre trabalhar de um escritório físico e um escritório virtual é a quantidade de contato que você tem com as pessoas com quem trabalha. Você não pode simplesmente aparecer no cubículo ao lado! E isso significa que pode ser difícil manter uma boa comunicação. É aí que entram os aplicativos de bate-papo.

 Algumas das melhores opções são:

WhatsApp:  O aplicativo é o queridinho dos brasileiros e oferece mensagens de texto criptografadas, rápidas e gratuitas entre usuários pela Internet (para que você não esteja esgotando seu plano de telefone). É semelhante ao envio de mensagens de texto normal, mas mais seguro.

Slack: Esta se tornou uma opção muito popular recentemente. Ele permite que você crie “canais” para que as conversas sobre um determinado projeto, cliente ou assunto tenham seu lugar.

Sistema de Gestão Software ERP

Para otimizar a gestão de seu negócio, é importante contar com um bom Software ERP. Essas ferramentas permitem o controle total da sua equipe, vendas, estoque, entrega, finanças e ainda te ajuda a cumprir com todas as obrigações fiscais, tais como a emissão de notas e documentos.

Algumas das melhores opções são:

Siac Net:  Utilizando o conceito SaaS (Software as a Service) e IaaS (Infraestrutura como Serviço), o Siac Net, sistema de gestão em nuvem, possibilita maior flexibilidade e mobilidade de uso, segurança e praticidade aos clientes, que podem gerenciar e otimizar seus processos e serviços a qualquer hora e lugar, em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Os softwares desenvolvidos pelo Siac Net são especialistas, práticos e contemplam uma ampla gama de segmentos empresariais, viabilizando o crescimento sustentável e contínuo dos negócios.

Siac Sistemas: Fundada em 1993, a Siac Sistemas está consolidada como uma empresa líder no mercado de tecnologia e softwares de gestão empresarial. A empresa trabalha com estrutura própria conectada aos maiores provedores do Brasil.

Os sistemas são modulares, desenvolvidos com ambiente visual intuitivo e alto nível de configuração. Por isso, os clientes contam com a possibilidade de personalização e adequação dos softwares de acordo com as suas necessidades.