sistema de gestão

O melhor sistema de gestão para a sua empresa

Boa parte das empresas estão adaptando seus negócios às inovações tecnológicas, seja pela necessidade de otimizar tempo e dinheiro ou para não perder para a concorrência. Essa adequação demanda, pois, a contratação de softwares de gestão que facilitam as rotinas e dão um upgrade ao automatizar a maioria dos processos. Entretanto, por falta de conhecimento, grandes empresas acabam escolhendo o sistema antes de fazer uma análise crítica sobre ele. O resultado? Dor de cabeça e arrependimento ao perceber que o sistema contratado não era exatamente aquilo que se esperava. 

Para evitar transtornos futuros, é indispensável a ajuda de um profissional da área de TI – ou mesmo de empresas especializadas na instalação de sistemas de gestão. Para ajudar você a fazer as melhores escolhas, apresentamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença no momento da contratação do sistema de gestão ideal para o seu negócio.  

O melhor sistema de gestão é aquele que coloca a segurança em primeiro lugar 

A segurança das informações e dos dados é muito importante para uma empresa, afinal de contas, nenhum gestor quer que seu sistema seja atacado, expondo assim seus arquivos à concorrência. Mesmo que você escolha um armazenamento local ou na nuvem, é fundamental verificar como a segurança dos seus dados será feita.

Se você optar por um armazenamento local, terá que investir em hardware e uma equipe de profissionais para realizar a configuração e sempre dar manutenção nesses equipamentos. Caso seja cloud computing, esse investimento certamente é mais acessível, mais baixo. Mas aí você terá que ponderar qual a vantagem e desvantagem de cada um. Avalie os pontos e chegue a uma conclusão.

Um bom sistema de gestão deve ter um software fácil de implementar:

Não pense que adquirir um software é simples, que basta instalar e todos os seus problemas estarão resolvidos. Seria ótimo, mas, infelizmente, não é assim que as coisas funcionam. Um bom software de gestão necessita de uma configuração inicial, treinamento e orientação dos funcionários que irão operá-lo de acordo com cada nicho do seu negócio. Isso pode variar de acordo com o tamanho da empresa ou número de funcionários responsáveis. Dependendo da empresa, o processo pode ser mais demorado e mais difícil, por isso, sempre procure alternativas mais fáceis.

Prefira softwares que não necessitem de muitas configurações técnicas, que se adequem ao perfil da sua empresa e que, principalmente, disponham de uma equipe de suporte sempre disponível para te ajudar. Muitas dúvidas podem surgir à medida em que você utilizar o sistema, por isso, certifique-se de que terá todo atendimento necessário.

Formas de pagamento:

O investimento pode variar de acordo com a empresa. Negociar com o fornecedor é uma boa dica. Afinal, você não está gastando dinheiro à toa, pois os benefícios virão, isto é certo! Utilizando o sistema de forma correta, ele trará inúmeros benefícios para sua empresa.

Mobilidade e usabilidade:

Se você tem uma empresa que demande o trabalho em campo, ou seja, fora de um local físico, os sistemas mobiles vão com certeza agilizar os seus processos. Através do Cloud Computing, o seu funcionário poderá acessar, enviar e trocar informações com seu sistema de gestão usando apenas um smartphone, laptop ou outros dispositivos de maneira remota.

Entenda sua necessidade:

Não contrate um sistema de gestão só porque seu concorrente tem ou porque um amigo falou que o dele é bom. Isso, entretanto, não significa que você deve ignorar opiniões, pois recomendações sempre são bem-vindas. Contudo, busque sempre saber a opinião de um especialista sobre como esse software vai te auxiliar a resolver o problema da sua empresa.

Uma dica bem rápida é: faça uma lista com as necessidades que sua empresa tem e o que um sistema pode fazer para solucioná-las. Depois, entre em contato com a Siac. Teremos o maior prazer de fazer uma visita para esclarecer quaisquer dúvidas sobre nosso sistema de gestão.

Matheus Gama Autor