A computação em nuvem é um termo amplo que se refere a uma coleção de serviços que oferecem às empresas uma solução econômica para aumentar sua capacidade e funcionalidade de TI.
Dependendo de seus requisitos específicos, as empresas podem escolher onde, quando e como usar a computação em nuvem. Isso garante uma solução de TI eficiente e confiável.
Abaixo, exploramos os diferentes tipos de computação em nuvem, incluindo os três principais modelos de implantação. Além disso, listamos os serviços em nuvem que podem ser hospedados nesses ambientes.
Modelos de implantação de computação em nuvem
Existem três tipos principais de ambiente de nuvem, também conhecidos como modelos de implantação de nuvem. As empresas podem optar por executar aplicativos em nuvens públicas, privadas ou híbridas – dependendo de seus requisitos específicos.
Nuvem Pública
Um ambiente de nuvem pública pertence a um provedor terceirizado de nuvem. Ele pode ser acessado por muitas empresas pela Internet em um modelo de pagamento por uso. Este modelo de implantação fornece serviços e infraestrutura para empresas que desejam economizar dinheiro em custos operacionais de TI. Contudo, é o provedor de nuvem o responsável pela criação e manutenção dos recursos.
As nuvens públicas são ideais para empresas de pequeno e médio porte com um orçamento apertado, exigindo assim uma plataforma rápida e fácil para implementar recursos de TI.
Prós de uma nuvem pública
- Escalabilidade fácil
- Sem restrições geográficas
- Custo-beneficio
- Altamente confiável
- Fácil de gerenciar
Contras de uma nuvem pública
- Não é considerada a opção mais segura para dados confidenciais
Nuvem Privada
Este modelo de implantação de nuvem é uma infraestrutura personalizada de propriedade de uma única empresa, pois oferece um ambiente mais controlado. Nele, o acesso aos recursos de TI é mais centralizado na empresa. Este modelo pode ser hospedado externamente ou pode ser gerenciado internamente. Embora a hospedagem em nuvem privada possa ser cara, para empresas maiores ela pode oferecer um nível mais alto de segurança. Além disso, oferecem mais autonomia para personalizar o armazenamento, a rede e os componentes de computação de acordo com seus requisitos de TI.
Prós de uma nuvem privada
- Maior nível de segurança
- Maior controle sobre o servidor
- Customizável
Contras de uma nuvem privada
- Mais difícil de acessar dados de locais remotos
- Requer experiência em TI
Nuvem Híbrida
Para empresas que buscam os benefícios dos modelos de implantação de nuvem privada e pública, um ambiente de nuvem híbrida é uma boa opção. Isto acontece porque, ao combinar os dois modelos, um modelo de nuvem híbrida fornece uma solução de TI mais personalizada que atende aos requisitos de negócios específicos.
Prós de uma nuvem híbrida
- Altamente flexível e escalável
- Custo-beneficio
- Segurança melhorada
Contras de uma nuvem híbrida
- A comunicação no nível da rede pode ser conflitante, pois é usada em nuvens privadas e públicas.
Serviços da computação em nuvem
Existem três modelos principais de serviço de computação em nuvem – Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS). Existem diferenças claras entre os três e o que eles podem oferecer a uma empresa em termos de armazenamento e pool de recursos, mas também podem interagir entre si, formando assim um modelo abrangente de computação em nuvem.
IaaS (infraestrutura como serviço)
Este é o modelo de serviço mais comum de computação em nuvem, pois oferece a infraestrutura fundamental de servidores virtuais, rede, sistemas operacionais e unidades de armazenamento de dados. Além disso, permite a flexibilidade, confiabilidade e escalabilidade que muitas empresas buscam com a nuvem. Outro ponto importante, é que ele elimina a necessidade de hardware no escritório. Isso o torna ideal para organizações de pequeno e médio porte que procuram uma solução de TI econômica para apoiar o crescimento dos negócios. IaaS é um serviço totalmente terceirizado pago pelo uso e está disponível como uma infraestrutura pública, privada ou híbrida.
PaaS (Platform-as-a-Service)
É aqui que os provedores de computação em nuvem implantam a infraestrutura e a estrutura de software, mas as empresas podem desenvolver e executar seus próprios aplicativos. Os aplicativos da Web podem ser criados de forma rápida e fácil via PaaS, e o serviço é flexível e robusto o suficiente para suportá-los. As soluções de PaaS são escaláveis e ideais para ambientes de negócios onde vários desenvolvedores estão trabalhando em um único projeto. Também é útil para situações em que uma fonte de dados existente (como uma ferramenta de CRM) precisa ser aproveitada.
SaaS (software como serviço)
Esta solução de computação em nuvem envolve a implantação de software pela Internet para várias empresas que pagam por meio de assinatura ou modelo de pagamento por uso. É uma ferramenta valiosa para CRM e para aplicativos que precisam de muito acesso à web ou móvel – como software de gerenciamento de vendas móvel. O SaaS é gerenciado de um local central para que as empresas não precisem se preocupar em mantê-lo por conta própria e é ideal para projetos de curto prazo.